Mercado de empanados deve crescer nos próximos anos puxado pela adoção da air fryer e do delivery
São Paulo, setembro de 2024 – Alimentos crocantes e empanados sempre fizeram sucesso entre os brasileiros, mas têm ganhado ainda mais fãs nos últimos anos por conta da ascensão do delivery e das air fryers. Segundo pesquisa*, 61% dos brasileiros que comem fora fizeram ao menos um pedido de empanados no último mês. Enquanto isso, o mercado de air fryer chegou a um valor de US$ 113 milhões em 2023, com a previsão de crescer 10% até 2029**, aumentando sua penetração nos lares brasileiros.
Prevendo que o mercado de ingredientes para empanamento deve crescer 6,6% até 2028*, a indústria está atenta às mudanças de comportamento da sociedade e criando produtos que não apenas atendem aos desejos do consumidor quando o assunto é conveniência, mas superam suas expectativas também em crocância, indulgência e, inclusive, saudabilidade.
É o caso da Ingredion, líder global em soluções de ingredientes de origem natural e presente há 95 anos no Brasil, que tem co-criado com seus clientes, grandes players da indústria de alimentos e redes de foodservice, oferecendo ao consumidor final uma experiência cada vez melhor, seja no restaurante, no delivery ou em casa.
A chave para o sucesso de empanados como nuggets, steaks de frango, queijo e vegetais está na experiência sensorial, que está diretamente ligada a soluções projetadas para oferecer diferentes tipos de crocância, além de aderência consistente. Utilizando ingredientes inovadores e tecnologia avançada, essas soluções garantem uma cobertura uniforme e durável, que resiste à umidade e mantém a textura crocante por mais tempo. Além disso, são formuladas para atender diferentes tipos de matérias primas – carnes, vegetais e até frutas – e diferentes formas de finalização – forno, fritadeira, air fryer.
Soluções exclusivas da Ingredion derivadas do amido de milho, como a Batter Bind® S, que melhora a adesão do empanamento, combinadas com outras soluções de ingredientes, aumentam a percepção de crocância e reduzem a absorção de óleo, combo ideal para a indústria alimentícia, proporcionando qualidade e inovação em cada mordida.
“Temos tornado realidade junto aos nossos clientes empanados deliciosos, crocantes e cada vez mais saudáveis”, celebra Ariana Bottura, Diretora de Marketing da Ingredion para América do Sul. “Em relação aos empanados, as inovações da Indústria estão focadas em aperfeiçoar ainda mais produtos que serão finalizados em casa, buscando manter características fieis do delivery e dos restaurantes, muitas das vezes utilizando a air fryer. Nosso desafio está em trazer o desenvolvimento de soluções que possam ser 100% assadas, com ingredientes clean label ou com processos que não passam por frituras, mas que remetam às características sensoriais de um produto convencional dos restaurantes”, completa.
O diagnóstico sobre o mercado de empanados veio de iniciativas da Ingredion para mapear tendências e comportamentos dos consumidores, prevendo o que os brasileiros desejam em relação à alimentação, à saúde e ao bem estar, bem como identificando os atributos sensoriais mais valorizados na escolha do que comer. Um exemplo, é o programa de pesquisa global proprietário ATLAS. O projeto examina tendências de consumo e comportamento em torno do setor de alimentos e bebidas. Com mais de 10 anos de existência, abrangendo mais de 33 mercados, incluindo o Brasil, e mais de 100.000 entrevistas com consumidores, o ATLAS fornece insights valiosos para ajudar fabricantes a formular produtos que atendam às necessidades e preferências das pessoas.
A Ingredion aposta em pesquisa e o desenvolvimento para chegar em soluções que tornam esses produtos do futuro possíveis. “Inovar com Ousadia” faz parte dos valores corporativos da companhia e se reflete no Idea Labs, um centro de inovação localizado em Mogi Guaçu (SP) com foco na criação de ingredientes, soluções e produtos que respondem a necessidades do mercado.
*Technomic
**Statista | Amazon