Capa » Inspeção e controle de qualidade » Indústria alimentícia: entenda a importância de bons equipamentos no controle de qualidade

Indústria alimentícia: entenda a importância de bons equipamentos no controle de qualidade

O controle de qualidade é uma etapa essencial na indústria de alimentos, ela garante com que os consumidores recebam produtos com segurança e seguindo todas as especificações e exigências do mercado.

Para que isso aconteça é fundamental que todas as etapas de produção sejam controladas de forma minuciosa, no caso do produto é necessário analisar diversas características físicas, químicas e sensoriais como cor, sabor, valores calóricos e composição.

O uso de equipamentos e aparelhos de medição são grandes aliados e contribuem para que o controle de qualidade seja feito de forma precisa, segura e rápida. Confira abaixo alguns equipamentos que são essenciais para o controle de qualidade na indústria alimentícia.

Microscópio

microscópio é uma ferramenta de laboratório fundamental. Através dele é possível identificar a presença de matérias estranhas em alimentos e bebidas, evidenciar fraudes alimentares e também avaliar a presença de matérias microscópicas que são prejudiciais para a saúde.

Espectrômetro de massa

A espectrometria de massas é um método de análise que possui alta sensibilidade e capacidade de detectar compostos químicos e biológicos. Através do espectrômetro é possível identificar compostos desconhecidos, quantificar compostos conhecidos e confirmar compostos detectados.

Sistemas de HPLC

A cromatografia líquida de alta eficiência, também conhecida por HPLC (High Performance Liquid Cromatography), é uma técnica aplicada na análise de amostras. Na indústria alimentícia ela é usada para detectar impurezas que podem ser tóxicas, como identificar pesticidas em produtos alimentícios derivados de plantas, e também para padronizar e autenticar o perfil nutricional na etapa de controle de qualidade.

Analisadores

Existem diversos tipos de equipamentos analisadores, eles examinam através de diferentes perspectivas as características dos alimentos. O analisador de umidade, por exemplo,  determina o valor de água presente em amostras, esse controle é muito importante afinal a umidade de um alimento está relacionada a estabilidade, conservação e qualidade do mesmo. Já um analisador de textura é responsável por controlar as características sensoriais dos alimentos como dureza, rigidez, amolecimento, maciez e elasticidade.

“A EquipNet é fornecedora líder mundial de equipamentos analíticos e de laboratório usados para a indústria alimentícia. Temos em nosso portfólio uma ampla gama de equipamentos de teste de alimentos usados como HPLCs, analisadores, microscópios, amostradores automáticos. Essa é uma opção de investimento muito viável para as indústrias alimentícias, além de adquirir equipamentos de alta qualidade e por um preço acessível, é possível encontrar equipamentos de marcas líderes no mercado que vão trazer ainda mais excelência para essa etapa tão essencial”, afirma Roberta Bosignoli, gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet.

Todos os equipamentos mencionados acima podem ser encontrados na EquipNet, confira: https://www.equipnet.com/pt/buy-and-sell/food-and-beverage/food-testing-equipment/

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*