Capa » Notícias » Incêndio: Trisoft desmente boato que lã de PET, utilizada em revestimento de paredes, é material inflamável

Incêndio: Trisoft desmente boato que lã de PET, utilizada em revestimento de paredes, é material inflamável

Empresa detalha a diferença entre espuma de Poliuretano (presente no incêndio da Boate Kiss) e o preenchimento de Lã de Poliéster.

Semana passada, na última sexta-feira (08), dez atletas da base do time do Flamengo morreram em um incêndio ocasionado dentro do alojamento no Centro de Treinamento do clube. A Polícia Civil constatou através de uma análise preliminar que o fogo teve início a partir de um curto-circuito gerado no ar-condicionado e que pôde ser agravado através das amostras de espumas encontradas no local, utilizadas possivelmente no revestimento das paredes, configurando um provável uso do Poliuretano no revestimento do contêiner.

Especulações no mercado

Especialistas do setor apontam a espuma do Poliuretano como a grande vilã do acidente, por se tratar de um material altamente inflamável, capaz de liberar gases tóxicos através da queima da espuma. Nos vídeos divulgados, os indícios de fumaça preta deixam dúvida quanto a presença dessa substância nas instalações, visto que o Poliuretano apresenta esse tipo de característica quando a espuma entra em combustão. Vale lembrar que há seis anos, em Santa Maria, município do Rio Grande do Sul, registrou 242 mortos no incêndio da Boate Kiss, que teve o Poliuretano considerado oprincipal causador da tragédia.

O mercado disponibiliza outras opções mais seguras e sustentáveis para o revestimento termoacústico de paredes, como por exemplo, a Lã de Pet, fabricada com lã de poliéster. Confira abaixo seus benefícios.

Lã de Poliéster

  1. Conhecida como Lã de PET, é um material termoacústico fabricado a partir do reaproveitamento de garrafas PET, desenvolvida sem a necessidade de adicionar resinas ou água durante a fabricação no processo.
  2. É a solução ecologicamente correta para o isolamento termoacústico, podendo, durante o processo de fabricação sofrer o acréscimo de outras fibras capazes de oferecer resistência ao fogo, ao impacto e a corrosão.
  3. São materiais resistentes ao fogo, leves, hipoalergênicos, não proliferam fungos, bactérias ou mofo.
  4. É 100% reciclável, preserva o meio ambiente, impede proliferação de fungos e bactérias, gera melhor custo-benefício, são fáceis de instalar e manter, autoextinguíveis (não propaga chamas), não leva resina em sua fabricação, dispensa o uso de EPI, é atóxica e também não se deteriora em contato com a água.

Portfólio Trisoft: resistentes ao fogo e autoextinguíveis

A Trisoft, maior empresa da América Latina em produção de itens derivados de fibras de garrafas PET e fabricante de produtos voltados para acústica arquitetônica, destaca em seu portfólio uma ampla gama de produtos capazes de proporcionar tratamento acústico, também com função arquitetônica, ou seja, decorativos para o ambiente a ser tratado.

Fabricados através de fibras de garrafas PET, as soluções da Trisoft oferecem tratamento acústico em ambientes internos e, em alguns casos, também melhoram o a temperatura térmica do ambiente. Os produtos são versáteis e funcionais, 100% recicláveis e estão disponíveis nas versões Baffles, Nuvens, Forros e Revest Frame. Confira abaixo.

Os Baffles

Aliam beleza, funcionalidade e versatilidade em projetos de design de interior. São elementos suspensos que absorvem duas vezes mais os ruídos. Produzidos em lã de PET, são indicados para ambientes que necessitam de tratamento acústico como restaurantes, praças de alimentação, shopping centers, salas de aula, salas comerciais, saguões de hotel, salões de aeroportos, etc. Devem ser aplicados abaixo do forro, verticalmente, através de cabos reguláveis respeitando as indicações do projeto acústico, em ambientes internos.Os produtos oferecem segurança, são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante acústico, fáceis de transportar e instalar, resistentes ao fogo e autoextinguível (Classificação II-A IT 10 do Corpo de Bombeiros).

As Nuvens

São painéis acústicos que aliam alta performance, beleza e leveza aos ambientes. Absorvem duas vezes mais os ruídos através de elementos suspensos, podendoserem aplicados em qualquertipo de ambiente, contribuindo com a estética dos espaços aéreos dos projetos de arquitetura. Oferecem segurança, são 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante acústico, fáceis de transportar e instalar, resistentes ao fogo e autoextinguível (Classificação II-A IT 10 do Corpo de Bombeiros), e podem ser aplicados em quaisquer tipos de ambientes internos.

O Revest Frame

Indicado para revestimentos de paredes que melhoram a inteligibilidade do som, reduzindo a reverberação no ambiente. A junta seca dos painéis proporciona ótimo acabamento estético, ideal para quem busca flexibilidade de projeto e personalização de ambientes. Além da absorção sonora o Revest Frame também contribui como elemento decorativo, em diversas cores, com opções lisas e estampadas. São resistentes ao fogo e autoextinguível (Classificação II-A IT 10 do Corpo de Bombeiros), e podem ser aplicados em quaisquer tipos de ambientes internos.

Os Forros

Indicados para aplicação em áreas de grande público, como ambientes comerciais que exigem conforto térmico e acústico aliado à estética, sua principal função é absorver o som, evitando a reverberação excessiva nestes ambientes. Oferece absorção sonora e conta como elemento decorativo. São 100% recicláveis, fabricados com lã de PET, não mofam com a umidade, atuam como isolante térmico e acústico, são laváveis e autoextinguíveis, atendem a classificação II-A da norma IT 10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, leves e fáceis de transportar e instalar. Podem ser instalados em igrejas, aeroportos, call centers, escritórios, cinemas, teatros, outros.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*