Capa » Notícias » Idec reprova decisão da Anvisa sobre rotulagem nutricional de alimentos

Idec reprova decisão da Anvisa sobre rotulagem nutricional de alimentos

Agência reguladora define lupa como novo modelo de rotulagem frontal; organizações ligadas à defesa do consumidor e saúde defendem o triângulo e perfil de nutrientes mais rígido

Brasília, outubro de 2020 – A Anvisa anunciou em reunião da sua diretoria colegiada hoje como serão os novos rótulos de alimentos e bebidas, depois de uma longa batalha de seis anos sobre o assunto, em que estiveram envolvidos a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). O modelo de lupa aprovado pela Anvisa na reunião de hoje para estampar a parte frontal das embalagens é completamente diferente do sugerido durante a consulta pública realizada pela agência em 2019.

O LabDSI da UFPR (Laboratório de Design de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Paraná), que auxiliou no desenvolvimento do modelo de triângulos apresentado pelo Idec, emitiu ontem um parecer que avalia incongruências no modelo aprovado pela agência e o definido para consulta pública em 2019. “Apesar de a Anvisa manter o símbolo da lupa da proposta inicial, o atual desenho diferencia-se em seu design da informação, comprometendo a legibilidade, clareza e simplicidade gráficas. A legibilidade do novo modelo proposto ainda fica comprometida com uso de tipografia em corpo muito reduzido e diminuição do espaço ocupado pelo rótulo na face frontal das embalagens”, diz o documento da universidade.

“A alteração do desenho do rótulo, diminuição do corpo tipográfico e do espaço de ocupação da rotulagem frontal não possuem evidência científica de sua eficácia comunicativa, visto que não foram testados no Brasil, particularmente quanto à visibilidade e legibilidade das informações. Desta forma, a proposta da Anvisa na Instrução Normativa é frágil, carecendo de fundamentação sólida de pesquisa”, ainda informa o documento.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*