Capa » Inspeção e controle de qualidade » Higienistas de Alimentos redigem moção contra a desestruturação do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Higienistas de Alimentos redigem moção contra a desestruturação do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Documento enfatiza os perigos do desmantelamento do sistema de inspeção de alimentos no Brasil.

Os participantes do XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos redigiram uma moção na qual alertam a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, sobre os perigos da desestruturação do Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal. O documento alerta que esse processo pode trazer prejuízos à saúde pública e à saúde animal, principalmente em face ao recente surto mundial de peste suína africana.

“Vemos com preocupação as alterações que acontecem ao longo do tempo para flexibilizar algumas áreas da inspeção”, diz Ronaldo Gil, tesoureiro do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (CBMVHA), que organizou o evento. “O principal objetivo do documento é fazer um alerta para a ministra e para o governo como um todo sobre uma visão que é unânime entre os participantes do Congresso”, continua.

Para Gil, apesar da necessidade de se diminuírem os gastos públicos do país, não se pode fragilizar o serviço de inspeção sem uma avaliação adequada sobre os impactos negativos que cada decisão pode ter sobre a saúde pública. Além disso, o surto mundial de peste suína foi citado pelos participantes do congresso como a principal preocupação hoje em dia, já que a entrada da doença no Brasil pode gerar prejuízos enormes para a produção de carne suína.

“Queremos que haja uma avaliação mais criteriosa sobre a contratação de profissionais. Precisamos repor as perdas que tivemos, especialmente na área de auditoria”, conta Gil. “O desmantelamento da máquina administrativa e técnica – principalmente do Ministério da Agricultura, mas também dos órgãos estaduais que controlam a saúde animal – pode ter uma repercussão muito ruim em relação às doenças que já temos no país e às doenças que ainda podem entrar”, finaliza.

O Congresso ocorreu entre 30 de abril e 03 de maio em Maceió e, Alagoas, e reuniu cerca de mil pessoas entre palestrantes e participantes. O evento foi organizado pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos, o CBMVHA, e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) teve participação ativa nas palestras.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*