Capa » Boas Práticas » Hackaton na indústria de alimentos: em busca de novos produtos

Hackaton na indústria de alimentos: em busca de novos produtos

Veja como o modelo de Hackaton pode ser fundamental para acelerar a inovação na indústria de alimentos e bebidas de uma maneira muito mais dinâmica e barata.

A inovação na indústria A&B é fundamental para manter a competitividade, solucionar problemas, reduzir custos e otimizar processos – especialmente no momento atual, em que o mercado está altamente volátil e dinâmico.

Com a chegada da Indústria 4.0, a inovação do setor é ainda mais importante, uma vez que o uso das tecnologias na tomada de decisão e nos processos fabris exige mais velocidade e a habilidade de reinventar o negócio a todo momento.

“A Revolução 4.0 está ocorrendo em todos os setores da economia, inclusive o industrial. Esse é um movimento multisetorial que essa nova era está trazendo, amparada por tecnologias como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, mas também por novos conceitos, como a economia compartilhada, o empoderamento do cliente e do fornecedor e as Hackatons. Tudo isso mostra que é preciso se reinventar constantemente”, comenta Sylvio Gomide, diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp.

A inovação na indústria alimentícia, no entanto, está cada vez mais complexa. Afinal, é preciso de conhecimentos específicos, agilidade, intimidade com tecnologias, entre outros. E é exatamente em meio a este cenário que as Hackatons aparecem como uma excelente opção.

O que é Hackaton?

Hackaton é um evento que surgiu no Vale do Silício, entre as startups, por volta de 1999. Ele reúne profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares em maratonas de trabalho que têm como objetivo criar soluções específicas para um desafio.

Atualmente, o termo não se limita mais à área de softwares, sendo empregado em empresas de diversos setores para a criação de soluções para problemas.

O mais interessante de uma Hackaton, no entanto, é que o evento é um acelerador de ideias e, portanto, traz diversos benefícios para o negócio. Nele, é possível criar um espaço aberto para experimentar e testar novas ideias enquanto os participantes também aprimoram suas habilidades.

Além disso, Hackatons  permitem o desenvolvimento de um pensamento rápido e ampliam a capacidade de comunicação entre as equipes, uma vez que estimulam uma competição saudável ao envolver recompensas para os vencedores.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Fonte: Fispal Tec Digital

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*