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Grupo Heineken revela estratégias de exposição que aumentaram 63% de suas vendas nas gôndolas dos supermercados

Exposição estratégica na gôndola a partir de planogramas orientados pelo shopper faz parte do leque de ações

São Paulo, Brasil, maio de 2024 – O Grupo HEINEKEN ampliou em 63% o volume de vendas nas gôndolas de supermercados ajustando a distribuição do espaço de cada produto de acordo com a demanda e faturamento. Para isso, a estratégia envolveu a implementação de um planograma – representação gráfica do posicionamento de um produto em uma gôndola – orientado pela visão do shopper.

A ordenação segmentada dos produtos com base em níveis de demanda é a chave para estimular conversões e promover uma experiência de compra positiva ao consumidor. Ao criar uma exposição ideal dos produtos, é assegurado que cada segmento tenha um espaço proporcional à sua contribuição nas vendas do varejo, permitindo que o público encontre facilmente o que busca. Também é uma forma de identificar, de modo simples, se há problemas de desabastecimento e se o estoque é suficiente, um desafio enfrentado pelos PDVs.

Para uma segmentação efetiva, a companhia realiza implementação de planogramas que refletem a visão do consumidor. Trata-se de uma estratégia fundamental, pois envolve uma análise profunda do comportamento do comprador, suas preferências, padrões de compra e fatores que influenciam suas decisões no ponto de venda. Ao entender a árvore de decisão do shopper, ou seja, os diferentes elementos que o levam a escolher um produto em detrimento de outro, é possível criar planogramas que atendam às suas necessidades e expectativas.

Para maximizar as vendas, o Grupo HEINEKEN também adaptou sua estratégia de acordo com as características de cada segmento de bebidas. Para cervejas artesanais, por exemplo, o foco foi oferecer variedade e informações detalhadas sobre os produtos. Já no segmento premium, esforços foram direcionados para promoções especiais e experiências exclusivas. A ordem das marcas é outro ponto crucial para facilitar a comparação de preços para o shopper, especialmente em uma categoria altamente promocional, como a de cervejas.

Durante períodos sazonais, a tática da companhia para aproveitar oportunidades únicas é ajustada. Isso inclui parcerias estratégicas e promoções temáticas alinhadas à ocasião. Durante campeonatos de futebol, como a Libertadores e a Champions League, o Grupo HEINEKEN oferece pontos extras com promoções do tipo “compre e leve um brinde”. Para festividades como as de São João, a companhia destaca itens da cesta de alimentos tradicionais da época. Essas iniciativas atraem os consumidores e impulsionam nossas vendas durante esses períodos especiais.

Grupo HEINEKEN no APAS Show 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo HEINEKEN participa do APAS Show, maior feira supermercadista do mundo, que acontece de 13 a 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em um estande de 312 metros quadrados, projetado, principalmente, com materiais biodegradáveis – como tintas à base de água, tecidos crus e madeiras recicladas ou recicláveis -, a companhia irá apresentar seu portfólio de forma interativa, incluindo os lançamentos mais recentes do ano.

No dia 14 de maio, às 11h15, Bruna Castro, Diretora de Consumer & Market Insights do Grupo HEINEKEN, irá realizar a palestra “Jornada de Compra de Cervejas – como a execução em loja pode alavancar vendas” no auditório “Consumo em Transformação”. Já em 15 de maio, entre 10h05 e 10h35, Ricardo Sabatine, Diretor Nacional de Vendas Off Premise da companhia, estará presente no auditório “Estratégia Visionária” para participar do painel “Supermercado e Seus Fornecedores: Integração que Favorece a Inovação”, que visa discutir como a colaboração pode ser um poderoso catalisador para obter resultados e inovação no varejo.

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