Capa » Notícias » Grupo Carrefour Brasil: rede de supermercados é uma das que mais rastreia alimentos

Grupo Carrefour Brasil: rede de supermercados é uma das que mais rastreia alimentos

Por mais um ano, a companhia ocupou a liderança do ranking da ABRAS, além de ser reconhecida pelo Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama)

o Paulo, 31 de maio de 2021 – Em maio, o Grupo Carrefour Brasil foi duplamente reconhecido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Com um faturamento bruto de R$ 74,8 bilhões em 2020, a empresa ficou mais um ano na liderança do ranking ABRAS como a maior rede de supermercados do Brasil. O Grupo também foi selecionada como uma das que mais rastreia alimentos no país: dois negócios da companhia, Carrefour e Atacadão, receberam o Prêmio do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) 2021, na categoria Varejo.

O resultado financeiro positivo, que permitiu a liderança no ranking ABRAS, foi impulsionado pelos negócios de Varejo e Atacarejo, mesmo em um ambiente desafiador como o vivido durante a pandemia da Covid-19 em 2020. No ano passado, o Grupo Carrefour Brasil continuou o trabalho de aceleração digital e fortalecimento de todo o seu ecossistema, que se refletiu em um aumento de 22,2% em suas vendas (excluindo gasolina) e um crescimento de 43,1% no lucro líquido, em relação a 2019.

No Prêmio Rama, a companhia foi reconhecida pelo amplo monitoramento de fornecedores e pela transparência adotada na comunicação da iniciativa aos seus clientes. A adesão ao programa e demais práticas da companhia estão alinhadas ao Act for Food, posicionamento institucional global do Grupo Carrefour que tem o objetivo de tornar a alimentação saudável acessível a todos. A iniciativa foi lançada em outubro de 2018 e reúne todas as ações e investimentos feitos nessa direção.

“A presença do Atacadão entre os selecionados mostra que é possível você fazer rastreabilidade em todos os elos da cadeia, independente do porte e do formato: de um supermercado convencional, que é o caso do Carrefour, a um atacarejo, como é o caso do Atacadão”, disse Marcio Milan, vice-presidente da Abras, durante a apresentação do 6º Balanço RAMA.

Desenvolvido pela Abras em 2011, em parceria com a empresa PariPassu, o programa Rama promove o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras, garantindo que a aplicação desses produtos não esteja acima do nível permitido por lei. Com 69 redes varejistas participantes em 19 estados do Brasil, no ano passado foram analisadas 1.924 amostras de 78 produtos e o índice geral de conformidade do programa atingiu 79%. Com isso, o Rama rastreou um total de 2,4 milhões de toneladas de alimentos, montante que corresponde a um aumento de quase 25% sobre o volume rastreado em 2019.

Os resultados são obtidos por meio de análises técnicas da quantidade de resíduos em amostras coletadas e os dados são disponibilizados por meio de um portal para que produtores/fornecedores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente. Além disso, o consumidor pode rastrear os alimentos por meio do QR Code presente nas embalagens ou mesmo do portal do Rama.

Trabalho contínuo em rastreabilidade de alimentos

Em 2020, o Carrefour rastreou 100% dos itens da sua marca própria, que inclui também os produtos que recebem o selo Sabor & Qualidade. Em relação aos demais produtos comercializados pela rede, que não incluem a marca Carrefour, a adesão dos fornecedores chegou a 96%.

Já o Atacadão, que iniciou o trabalho no Programa Rama em 2015 – um ano após o Carrefour – chegou a 100% de adesão das lojas em 2019. O índice de rastreabilidade de fornecedores que era de 75% em 2020 atingiu a marca de 89% já no primeiro trimestre de 2021, mesmo em um momento de intenso ritmo de expansão de suas operações – até maio, já foram abertas 25 novas lojas.

“É possível perceber um crescente desejo por parte das pessoas de consumirem de forma mais saudável e sustentável. Para atender a essa crescente demanda por informações e qualidade dos produtos, o Grupo Carrefour trabalha incessantemente para que seus clientes consumam melhor todos os dias. Por isso, a importância da participação no Rama, há alguns anos, para fortalecer ainda mais os processos de controle e rastreabilidade a partir do estímulo e capacitação dos nossos fornecedores sobre as melhores práticas de produção”, destaca Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

No Brasil, o Carrefour também foi a primeira varejista alimentar a utilizar blockchain para fins de rastreabilidade de alimentos, em 2019. Hoje, a companhia trabalha com a tecnologia em suínos e cítricos (laranjas pêra, bahia, lima e tangerinas), do selo Sabor & Qualidade. Por meio de QR Code, os clientes acessam informações detalhadas e invioláveis sobre as etapas de produção e distribuição dos alimentos, com níveis máximos de segurança alimentar e transparência.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*