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Gestão de pessoas na segurança & ambientes em processos Food

Por José Carlos Giordano e Taline Fernanda Smanioto.

Em uma empresa, seja da área food & beverages, rações, setores sensíveis de embalagens, fármacos e cosméticos, somos constantemente colocados diante de situações que envolvem o relacionamento com o outro. Num primeiro momento as relações hierárquicas, depois as relações entre iguais, a relação com o cliente, tudo dentro de um contexto de grupo, onde o indivíduo sozinho deve saber muito bem como “atuar” no coletivo. Mas isso acontece realmente ou “iso” é só história para boi dormir?

Os objetivos mundiais de Melhoria Contínua hoje são:

  • Desenvolver habilidades e competências, extraindo o melhor de cada um.
  • Identificar obstáculos e descobrir novas soluções.
  • Reforçar conceitos como criatividade, confiança e objetividade.
  • Motivar o indivíduo na descoberta de potencialidades novas ou redescobrí-las.
  • Estabelecer melhorias no conceito Comunicação.

A ciência já comprovou mais de 30 tipos de “inteligências” que agem diferentemente em cada indivíduo, em maior ou menor grau. Quando sabemos as nossas potencialidades, podemos entender as dos outros, estabelecendo novos vínculos de comunicação, aperfeiçoando trabalhos. E isso precisa ser transposto para nossos ambientes Food.

É preciso identificar barreiras e dificuldades presentes, conhecendo métodos e técnicas úteis para o diagnóstico. E não basta só ter o conhecimento, habilidade e atitude necessárias para se desenvolver uma competência. Se a pessoa não souber onde, quando e como utilizar esta competência, seu valor se perde, e a cadeia do alimento pode ficar vulnerável. Pode vir a gerar ‘Fake Certificação’ …

A visão sistêmica está ligada à capacidade de analisar a empresa e as pessoas e utilizar sua competência da melhor forma possível, aprendendo tanto através da experiência própria quanto através da observação, sendo capaz de agir visando o bem comum e a mudança para melhor, nos mais diversos aspectos de prevenção HACCP e amplitudes.

É preciso compreender as dimensões gerenciais do processo de mudança. Tal processo implica em dominar aspectos que vão além das dimensões puramente técnicas da qualidade e produtividade. Assim, além de “saber fazer”, “poder fazer” e “querer fazer”, é preciso “fazer o melhor”. E isto é muito mais uma questão de intenção do que de forma.

O verdadeiro facilitador é aquele agente com esta visão e age de acordo com tais valores para a Cultura da Qualidade, tendo em mente as 7 máximas pessoais :

  • Auxiliar no crescimento da equipe, sendo um líder entre líderes
  • Conseguir ver e desenvolver o melhor de cada um
  • Identificar o objetivo do treinamento com os próprios valores
  • Acreditar na educação e melhoria e contagiar outros nisso
  • Confiar na força e conhecimento da equipe e valor de cada um
  • Observar bem o processo como um todo antes de se posicionar
  • Ter pensamentos para a Qualidade, Comunicação e Cultura, entre tantos, como os abaixo:

Comunicação e Motivação na Cultura da Segurança Food e Qualidade

  • Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos. L. M. Leonov
  • O segredo do sucesso é a constância de propósito. Benjamin Disraeli – Primeiro ministro britânico
  • Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor. Samuel Beckett – Dramaturgo Irlandês
  • A experiência não consiste na quantidade de coisas vistas, e sim na quantidade de coisas em que se pensou. José Maria de Pereda
  • A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe. H. Jackson Brown
  • A mente, como o lar, é mobiliada por nós. Portanto se sua vida for fria e árida, a culpa será somente do proprietário. Louis L’amour
  • Nosso mundo não é medido pela distância entre um horizonte e outro, mas sim pelo alcance de nossa compreensão. Jessie L. Beattie
  • Pare de olhar para trás. Você já sabe onde esteve. Você precisa saber onde vai. Acostume seus olhos a mirar o futuro. Claude M. Bristol
  • Progresso sem mudança é impossível; aqueles que não conseguem mudar sua mente não são capazes de mudar nada. George Bernard Shaw – Escritor irlandês
  • Você é o que é porque é assim que deseja ser. Se quisesse realmente ser diferente, estaria neste momento em pleno processo de mudança. Fred Smith
  • Qualquer atividade torna-se criativa quando quem a pratica se interessa por fazê-la bem feita ou melhor. John Updike – Escritor Norte Americano
  • Não importa quantos passos você deu para trás, importa quantos você vai dar para frente. Décio Melhem
  • Um homem só pode descobrir novos oceanos se tiver a coragem se perder a terra de vista. Myles Munroe
  • Experiência não é aquilo que acontece com o homem; é aquilo que o homem faz com aquilo que acontece com ele. Aldous Huxley – Escritora britânica
  • Digno de admiração é aquele que, tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente. Carlos Fox
  • Fracasso não é a ausência de sucesso. Fracasso sim é desistir de tentar. Myles Munroe
  • A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo. Richard Steele- Ensaísta britânico
  • Aprendendo e treinando. Treinando e aprendendo. Assim é que se fazem coisas. Richard Bach – Escritor
  • As pessoas que transformam o mundo são aquelas que retiraram a palavra impossível do seu dicionário. Myles Munroe
  • A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso. Ralph Waldo Emerson – Poeta e filósofo americano
  • A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que ele ganha com isso, mas o que ele se torna com isso. John Ruskin – Escritor Inglês
  • Sem trabalho duro e persistente não há talento nem gênio. I. Mendeleev – Químico Russo
  • Não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar minhas opiniões porque não me envergonho de raciocinar e aprender. Alexandre Herculano – Historiador Português
  • A boa satisfação está no esforço diário e não apenas na realização final. Mahatma Gandhi
  • Você não pode escapar da responsabilidade do amanhã esquivando-se dela hoje. Abraham Lincoln – Presidente dos EUA
  • Peque por ação, não por omissão – Comandante Rolim
  • Tem gente que sonha com realizações importantes, e há quem vai lá e realiza. George Bernard Shaw
  • Trabalhe na causa, não no efeito. Comandante Rolim
  • A excelência jamais é um acidente. Nem um talento. Ela é, sobretudo, um hábito. Jackson Brown / Julio Lobos
  • O caminho para o sucesso não é fazer uma coisa 100% melhor, mas 100 coisas 1% melhor. Comandante Rolim
  • O primeiro passo para você atingir uma meta é convencer-se de que é capaz disso. Julio Lobos
  • Nunca, nunca, nunca desista. Winston Churchill – primeiro ministro inglês
  • Vencer não é tudo. É bem mais do que isso. Vicent Lombardi
  • Não podemos dirigir os ventos, mas podemos ajustar as velas. Anônimo
  • Se você não tem fracassos na sua vida é porque deixou de assumir os riscos que devia. Julio Lobos
  • Excelência, investimos nela
  • Qualidade, o elo entre produtor e consumidor
  • Excelência, praticamos essa idéia
  • Qualidade, garantia do presente, investimento do futuro
  • Qualidade não acontece, é construída com responsabilidade e empenho de todos
  • Excelência não é aparência é conteúdo
  • Nossa Qualidade: Satisfação de quem compra, orgulho de quem fabrica

Educação e Treinamento em GMP, foco para gestão Food Safety

A cada dia, acredite que hoje pode ser para você e sua empresa um dia vitorioso em todos os sentidos. Pense com serenidade, saiba agir com prudência e domine todas as dificuldades com resolução e a mais absoluta confiança em si mesmo. Use e abuse da fé.

Deixe que em você predomine sempre a decisão. Leve a efeito o que adotar, o que se propôs; realize sem vacilação seus planos adotados e preestabelecidos. Não deixem que o empurrem. Avance nos conceitos, mas presencialmente, não só eletronicamente.

Agora deve ser sua palavra de ordem. Este minuto, este segundo, é a realidade que se oferece de iniciar oportunamente o que precisa ser iniciado, e terminar o que iniciou, de corrigir o processo ou produto que foi feito por engano, de tomar uma resolução há muito adiada, de recuperar o tempo perdido em prever vulnerabilidades na vida …

Há algo por fazer? Pois faça-o agora. Deve apresentar-se a alguém e isto o perturba? Vá imediatamente, apesar do temor, ou melhor, por isso mesmo, e alegre-se pela oportunidade que lhe apresentou para educar a vontade. Faça com que todo o dia se estampe em seu rosto um sorriso de otimismo, de capacidade, de autoconfiança. Mantenha a calma seja a situação que apareça. Faça sempre o bem, porque é bom fazer o bem, não faça o ruim, porque ficará mal fazer o ruim.

Experimente o prazer do triunfo pelas realizações que leva a efeito. Use suas energias para que seus trabalhos junto a espaços e pessoas sejam realizados com êxito.

Convença-se de que você pode mais que realiza em prol da Qualidade e Higiene.

Este dia estará completo se, depois de terminadas as obrigações, quando se dispuser ao descanso, você puder dizer a si mesmo: “Hoje alcancei vitórias sobre mim mesmo. Tive vontade, desejei, alcancei, projetei e realizei! Foi para mim um dia vitorioso!“

Fazemos isso já há 25 anos como JCG Assessoria e a 40 como intenção pessoal.

Pense nisso e pé direito em sua nova governança!

 Referências:

Qualidade em frases – Daniela Rita Fonseca & Sebastião Guimarães Ed.Nelpa 2015

General Motors – Alberto Montalvão

Pequeno Manual de Qualidade de Vida – José Ronaldo Peyroton

Semanas da Qualidade várias

O Céu não é o limite – Julio Lobos

A Chave do Universo – As Nove Máscaras e O Eneagrama Alexandre Timmers Montandon 2011, 64 paginas Ed. Qualidade em Quadrinhos / Boohq                                                                                                                                                                

www.qualidadeemquadrinhos.com.br

Prof. José Carlos Giordano – Diretor e consultor Food Safety
Biol. Taline Fernanda Smanioto – Assistente em Food Safety
JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
www.jcgassessoria.com.br   
[email protected]

 

 

 

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