Capa » Notícias » FoRC ajuda a capacitar pesquisadores da América Latina para a criação de tabelas de composição de alimentos

FoRC ajuda a capacitar pesquisadores da América Latina para a criação de tabelas de composição de alimentos

Iniciativa da LATINFOODS, o workshop online ensina desde a programação de um plano de amostragem até a compilação de dados para a geração de tabelas.

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) está contribuindo para um workshop online para 52 pesquisadores da América Latina, com o objetivo de capacitar novos profissionais para o desenvolvimento de tabelas de composição de alimentos, de modo que cada país tenha a sua própria tabela em constante atualização. A iniciativa é da Rede Latino-americana de Dados de Composição de Alimentos (LATINFOODS), ligada à International Network of Food Data Systems (INFOODS). Participam as nutricionistas Eliana Bistriche Giuntini e Kristy Coelho, que estão à frente do projeto da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), e a professora Elizabete Wenzel de Menezes da FCF-USP, que é presidente do BRASILFOODS, e junto com o professor Franco Lajolo coordena a TBCA desde 1998.

O curso, que teve início em outubro e acontece até o começo de dezembro, aborda os princípios básicos para o estudo da composição de alimentos e a geração de bases de dados e tabelas. Os temas incluem: como programar um plano de amostragem; métodos analíticos mais adequados para cada grupo de alimentos, aplicados à análise de macro e micronutrientes; compilação de dados de alimentos e conversão da ingestão de alimentos em ingestão de nutrientes.

São até três participantes de cada país, docentes ou pesquisadores que trabalham com análise de alimentos. Todo o conhecimento transmitido no curso segue as diretrizes da INFOODS. A rede internacional foi criada em 1984 pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e reúne especialistas que buscam melhorar a qualidade e a disponibilidade de dados analíticos de alimentos no mundo, publicando guias com protocolos a serem usados na geração e compilação de dados, além de ampliar a comunicação entre laboratórios.

“Durante o curso, ficou evidente a necessidade de um trabalho interdisciplinar para construir bancos de dados e tabelas confiáveis e de qualidade. As tabelas são importantes para criar políticas públicas de nutrição, promover a educação sobre alimentos saudáveis, auxiliar na questão da rotulagem e no conhecimento da composição dos nossos alimentos nativos e a sua biodiversidade, além de apoiar as exportações, sendo um suporte estratégico relacionado à competitividade e à inovação na indústria de alimentos de nossos respectivos países”, afirma o presidente do LATINFOODS Roberto Saelzer Fuica, professor da Universidade de Concepción, no Chile.

Segundo a nutricionista Eliana Bistriche Giuntini, o FoRC pretende fazer um curso de capacitação exclusivo para pesquisadores brasileiros, buscando reunir mais colaboradores para a TBCA. Desenvolvida em 1998 pela Rede Brasileira de Composição de Alimentos (BRASILFOODS), a tabela é uma ferramenta importante para a educação alimentar, permitindo a avaliação da ingestão de nutrientes e facilitando a criação de planos alimentares. “Para que a nossa tabela permaneça e que seja possível gerar um número maior de dados, queremos capacitar e estimular mais profissionais da área a trabalharem conosco. Quanto mais dados, mais interessante para o país”.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*