Capa » Notícias » Fechamento da fábrica Ferrero na Bélgica e os riscos de alimentos contaminados na cadeia de logística do varejo

Fechamento da fábrica Ferrero na Bélgica e os riscos de alimentos contaminados na cadeia de logística do varejo

Grande parte das empresas brasileiras de alimentos e bebidas não está atenta à responsabilidade com relação à contaminação de seus produtos. A maioria não possui seguros específicos para este risco e nem mesmo apólices de responsabilidade civil geral. A afirmação é da THB Brasil, corretora com atuação global especializada em Seguros, Gerência de Riscos, Resseguros, Consultoria de Benefícios e Affinity.

Neste mês de abril, a Bélgica decretou o fechamento da fábrica Ferrero no país por conta de dezenas de casos de salmonella que poderiam estar ligados à ingestão de chocolate usado no Kinder Ovo. A agência de segurança alimentar belga confirmou uma ligação entre as mais de cem infecções e a produção no país.

O cenário é preocupante, já que o risco de contaminação é um dos principais do setor de alimentos e bebidas. Problemas com a contaminação podem acontecer por diversas razões, muitas delas, inclusive, não estão sob controle da empresa. A melhor forma da indústria de alimentos e bebidas proteger sua operação e automação é transferir o risco para o mercado segurador.

“A indústria de Alimentos e Bebidas faz parte de uma cadeia sensível à atos de contaminação, sejam durante a produção, envasamento ou distribuição e, isso pode comprometer a imagem da empresa, ocasionando perdas reputacionais. Ter a ciência do risco e mensurar seus impactos em caso de contaminação e demais eventos são importantes, pois, são falhas que se ocorridas, impactarão no lucro e histórico da empresa. Diante deste cenário, a consultoria de risco e transferência para o mercado segurador, são fundamentais”, cita Camila Feriani, Head de Varejo, Alimentos e Bebidas da THB Brasil.

O segmento é o maior do País: representa 10,6% do PIB brasileiro e gera 1,72 milhão de empregos formais e diretos. O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, levando seus produtos para 190 países, segundo a ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

Contaminação acidental ou maliciosa, falha na informação das embalagens, adulteração e envenenamento são riscos que comprometem a reputação de muitas empresas brasileiras e a percepção dos clientes a respeito de marcas e produtos. Da fazenda à gôndola do comércio há uma enorme cadeia e exposição de contaminação dos alimentos. Em uma suposta contaminação do alimento fabricado, a empresa pode ganhar eficiência e se preservar, se contar com uma consultoria de riscos dedicada, além da contratação do seguro de Responsabilidade Civil para Produtos Contaminados.

O mercado segurador passou por grandes avanços neste sentido e o seguro aliado a um plano de contingência pode minimizar os impactos causados em casos como este.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*