Capa » Notícias » Experiência sensorial e alto valor nutricional são as principais características para bebidas vegetais

Experiência sensorial e alto valor nutricional são as principais características para bebidas vegetais

Pesquisa qualitativa de mercado, realizada a pedido da DuPont Nutrition & Biosciences, identifica o que os consumidores esperam encontrar em uma categoria de produtos em rápida evolução

São Paulo, outubro de 2020 – As bebidas vegetais formam um mercado em ascensão, que deverá crescer a um índice anual médio de 11,2% em valor até 2024 na América do Sul¹, de acordo com a Euromonitor. Produtos saborosos, com textura encorpada e com alto valor nutricional são os mais desejados quando os consumidores brasileiros buscam por bebidas vegetais alternativas ao leite. Esses atributos foram identificados por uma nova pesquisa de mercado qualitativa encomendada pela DuPont Nutrition & Biosciences.

Realizado em junho pela Kantar Worldpanel, empresa especializada em comportamento de consumo, o estudo apresenta sintonia com dados globais e traz insights aplicáveis a todo o mercado latino-americano, considerando-se a representatividade do Brasil na região.

Segundo as conclusões da pesquisa, o consumidor da categoria procura uma alimentação equilibrada, conveniente e capaz de suprir as necessidades de uma rotina ativa. Os focos são saúde e bem-estar – dimensões diferentes e muito bem definidas na percepção dos participantes do estudo. A saúde é relacionada ao corpo, implicando a manutenção de indicadores fisiológicos adequados e a condição de realizar atividades. Já o bem-estar é um universo mais amplo, que vai além da alimentação e inclui o conforto emocional.

Entre os motivos para o consumo de bebidas à base de proteína vegetal, os mais apontados foram o aumento da variedade das fontes de proteínas, a redução das calorias e da gordura e uma melhor digestão, com a redução ou eliminação da ingestão de lactose. Também foram analisados o momento de consumo e as formas de consumo, o que pode inspirar inovações dos fabricantes de bebidas.

Pontos positivos e a melhorar

De um modo geral, os participantes do estudo avaliaram o sabor, a textura e a variedade das bebidas vegetais disponíveis. As bebidas à base de soja são as mais conhecidas pelos consumidores, por terem sido as pioneiras no mercado. Quanto a elas, são avaliadas positivamente a variedade de sabores e opções acrescidas de sucos, além do valor mais acessível em relação às demais bebidas vegetais (à base de amêndoas, castanhas e coco, por exemplo).

O mercado apresenta uma grande variedade de produtos e o consumidor transita com facilidade entre as marcas. Restam, porém, dúvidas sobre a quantidade e a qualidade dos nutrientes existentes nas bebidas e sobre o quão completas são as fontes de proteínas vegetais. Isso revela oportunidade para a indústria fornecer mais dados nas embalagens e em outros meios de comunicação com o público.

Preço e sabor são os principais pontos de insatisfação dos consumidores. Eles buscam bebidas vegetais saborosas e com textura consistente. Também dão importância a teores reduzidos de açúcar e gordura e a produtos mais benéficos não apenas para o corpo, mas também para o meio ambiente.

A indústria de bebidas pode impulsionar ainda mais o crescimento da categoria de bebidas vegetais disponibilizando produtos comparáveis ao leite em termos nutricionais e sensoriais, mas que também possam ir além da imitação e oferecer algo a mais em termos de sabor e experiência de consumo.

“As bebidas vegetais já não são novidade para os brasileiros. No entanto, a pesquisa evidencia o valor da experiência sensorial e o potencial para inovações em sabor e textura, bem como do aprimoramento da comunicação. O consumidor quer entender os reais benefícios para a saúde de uma bebida vegetal versus um leite”, afirma Gisele Vasconcelos Barros, líder regional de marketing para bebidas na DuPont Nutrition & Biosciences. “Está cada vez mais claro que sabor, saudabilidade, sustentabilidade e a resposta ágil da indústria, com o desenvolvimento de produtos que entreguem esses atributos, são pontos-chaves para o sucesso e a diferenciação”.

Segundo Gisele, é fundamental que alimentos e bebidas que afirmem melhorar o bem-estar, ou que contenham propriedades funcionais, também sejam agradáveis e atraentes. “Isso se tornou ainda mais relevante no atual cenário de restrições e austeridade. A alimentação ganhou importância como momento de prazer e conforto para os consumidores”, observa a executiva. “O setor de ingredientes vem se mantendo atento às tendências e desenvolvendo soluções para atendê-las”.

A mais recente resposta a esses movimentos de consumo em rápida evolução é o lançamento de Danisco Planit ™ . Trata-se de uma nova marca mundial que representa toda a competência da DuPont Nutrition & Biosciences em plant-based. Ela reúne o mais amplo portfólio do gênero no setor de ingredientes, com fabricação e distribuição em nível global; um vasto conhecimento em aplicação, do mercado e do consumidor; capacidade de análises sensoriais de última geração; suporte regulatório; e avaliação de índices de sustentabilidade.

Combinando uma oferta extensa de soluções e o conhecimento dos nossos especialistas em aplicações, a DuPont possibilita às indústrias o desenvolvimento de produtos saudáveis, deliciosos e sustentáveis, capazes de antecipar as demandas dos consumidores e posicionar marcas como referências no mercado.

1 Euromonitor Banco de dados – junho de 2020 (taxa de valor anual de 2019 a 2024)

Sobre a DuPont Nutrition & Biosciences

A DuPont Nutrition & Biosciences usa a ciência especializada para promover soluções com foco no mercado e que sejam saudáveis e sustentáveis para alimentos, bebidas, suplementos dietéticos e para a indústria farmacêutica. Também usamos biotecnologia de ponta em vários mercados para promover soluções biológicas que atendam às necessidades de uma população em crescimento ao mesmo tempo em que protegemos o meio-ambiente para futuras gerações. Solucionamos problemas de forma inovadora para ajudar nossos clientes a transformar desafios em oportunidades comerciais de alto valor. Para mais informações: www.dupontnutritionandbiosciences.com

Sobre a DuPont

A DuPont (NYSE: DD) é uma empresa líder em inovação global com materiais baseados em tecnologia, ingredientes e soluções que ajudam a transformar as indústrias e o dia-a-dia das pessoas. Nossos empregados utilizam a ciência diversa e o conhecimento para ajudar os clientes a aplicarem suas melhores ideias e entregarem inovações essenciais nos mercados chaves incluindo eletrônica, transporte, construção, água, saúde e bem-estar, alimento e segurança no trabalho. Para mais informações, visite www.dupont.com

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*