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Especialistas dão 7 dicas para uma liderança de sucesso no mundo corporativo

 

Consultores da Vikaas Consultoria compartilham os seus melhores ensinamentos

A necessidade de se reinventar e aumentar os resultados das empresas num cenário de tantas incertezas faz com que muitos líderes sintam que precisam desenvolver novas habilidades, ter uma equipe mais ágil, mais engajada e com alta performance.

Se você tivesse que escolher sua melhor dica para dar a um líder que precisa melhorar seus resultados, de sua equipe e empresa, qual seria?

Os consultores da Vikaas Consultoria e Treinamento, todos com mais de 15 anos de experiência em suas áreas de atuação, movidos por alavancar resultados e apaixonados pelo desenvolvimento de pessoas, selecionaram as dicas mais valiosas, a partir do acompanhamento dos desafios e casos de sucesso de diversos clientes dos mais diferentes tamanhos, culturas e segmentos.

Dica 1 – Gere segurança psicológica no seu time. O resto, será consequência

“Segurança psicológica é quando as pessoas sentem que podem confiar no seu líder e que o ambiente é seguro para se expressar. Compartilho essas práticas que se forem realizadas com constância, irão impactar no aumento de performance, engajamento e produtividade e estimular a criação de uma cultura de inovação e colaboração: Deixe claro quais são os valores e propósito da empresa, independente dele estar ou não pendurado na parede é essencial que o time identifique-os nas suas falas e decisões diárias, crie práticas de reuniões 1:1 para ouvir e conhecer cada um e a cada falha ou reclamação provoque o seu time a pensar: Qual foi o aprendizado? – essa pergunta instiga o time a desenvolver atitudes mais resilientes e protagonistas, gerando aprendizagem e aproximação”, afirma Ellen Ravaglio, psicóloga, coach e consultora em desenvolvimento de lideranças e times.

Dica 2 – Olhe para os resultados das pessoas e fique feliz por elas

“Você já percebeu que muita gente olha para pessoas com ótimos resultados e começa a criticar?

A crítica é uma capa que você joga por cima daquilo que você não quer olhar. Quando eu crítico o outro eu tiro a atenção de mim.

Para mudar esse olhar, exercite: selecione aquela pessoa que você mais critica, e faça a seguinte lista: Quais coisas que essa pessoa faz e você não faz? Quais coisas a pessoa tem e você não tem? (ex: produtos, clientes, cursos, competências…). Depois escreva as críticas que você faz sobre essa pessoa: adjetivos e depois se pergunte: Quando eu critico, quando eu faço essa crítica, o que eu quero ou tento esconder sobre mim? O que eu deveria aprender com essa pessoa e não estou me dando abertura pra isso? E diga pra si em si: Muito obrigada por ser um espelho! Pois através de você, eu pude ver a mim”, reflete Francine Costa, coach e especialista em crenças.

Dica 3 – Receba feedback como um presente e oportunidade

“O feedback é uma das ferramentas mais valiosas para o nosso crescimento pessoal e profissional. A regra de diamante é: recebe-lo como um presente, uma oportunidade de sabermos como estamos sendo percebidos pelo outro, e impactando nossos times e de evoluir comportamentos e nos tornarmos lideres melhores”, compartilha Helen Santos, coach e mentora de carreira e liderança.

Dica 4 – Ter planejamento é a chave para direcionar o seu time

“Mesmo em tempos de incertezas, o líder precisa direcionar o seu trabalho e do seu time tendo como base um planejamento assertivo e aberto a revisões, ajustes ou modificações. Por isso é importante alinhar com o seu time: Garanta que todos estejam na mesma página e alinhe performance, expectativas, valores e acordos. Inspire uma visão compartilhada como forma de guiar e motivar as ações de todos os seus liderados. Equipes atuam melhor quando são guiadas por um propósito!”, explica Kallen Chen, consultora de marketing, negócios e planejamento, explica

Dica 5 – Entenda para surpreender, encantar e fidelizar clientes

“Se sua empresa quer construir relações de longo prazo, confiáveis e sustentáveis com seus clientes, é preciso solucionar seus problemas, realizar desejos e surpreendê-los positivamente. A compra e a fidelização virão como consequências! Para que isso seja possível, é preciso: Conhecê-los, entender suas expectativas, gerar uma conexão que permita uma venda consultiva, num atendimento altamente personalizado e surpreendê-los com algo além do esperado, algo que encante!”, pontua Melissa Sacic, consultora em estratégias comerciais, precificação e planejamento estratégico.

Dica 6 – Construa relações de confiança

“A forma como os líderes tratam seus liderados hoje, trará resultados a médio e longo prazo para a organização. E estes resultados podem ser positivos ou negativos dependendo de como estão as relações de confiança.

Ou as pessoas estão competindo entre si ou existe confiança e, com isso, um desejo partilhado de comprometimento para um objetivo comum. Ou existe controle ou confiança. É impossível manter os dois.

E como melhorar isso? Com feedbacks constantes, comunicação transparente, proximidade, interesse genuíno, investindo tempo, criando um ambiente com segurança psicológica e oferecendo autonomia para a equipe”, afirma Renata Andraus, coach e trainer de liderança.

Dica 7 – Seja exemplo de conduta

Isso significa que ele deve ser um exemplo de conduta, de ações e de excelência. Nem todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo, sabem que são constantemente observados, principalmente por seus liderados, pois servem de espelho aos que querem aprender. Sorria, você está sendo filmado!!” conclui Wilson Roberto Lourenço, coach e consultor em liderança, gestão de conflitos e planejamento estratégico.

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