quarta-feira , 27 janeiro 2021
Capa » Artigos técnicos » Especialista em contabilidade oferece dicas para empresas começarem o próximo ano com mais segurança

Especialista em contabilidade oferece dicas para empresas começarem o próximo ano com mais segurança

O diretor executivo da COAN Contabilidade explica que, apesar da crise, é possível começar o ano de 2021 com as contas em dia e evitar problemas fiscais

O ano de 2020 pode não ter sido o melhor para os empresários, que tiveram muitos contratempos nesse período pandêmico e acabaram tendo dificuldades financeiras e prejuízos relacionados à funcionários e mercadorias. Em contrapartida, muitos inovaram e criaram formas de seguir trabalhando. Mas agora, com a flexibilização da quarentena em quase todo o país, a mágoa acabou e agora é necessário pensar em como começar o ano de 2021 com mais confiança e tranquilidade.

Fábio Barretta, diretor executivo da COAN Consultoria Contábil, explica que os negócios que não tinham um plano de contingência tiveram mais impactos negativos e oferece dicas para a mudança desse cenário. “Com a crise os as pessoas perceberam a necessidade de se qualificar em gestão empresarial ou buscar serviços de terceirização dos serviços que não eram bem gerenciados internamente. Um deles é setor de financeiro, uma área muito sensível que envolve o fluxo de caixa”, relata.

Atualmente a COAN é uma das empresas que oferecem esse serviço, com o objetivo de cessar as preocupações com qualquer item da ala financeira de um negócio. Entre essas preocupações estão também as taxas e tributações que precisam de atenção durante todo o ano.

Segundo o especialista, ao término do ano é preciso fazer o fechamento do balanço patrimonial, com a definição dos lucros e prejuízos. “Para as empresas, no lucro real anual é preciso fazer o ajuste de recolhimento dos impostos de renda, já as cadastradas no simples nacional podem parcelar os débitos em aberto, evitando a exclusão do regime simplificado em 2021”, ele explica.

No entanto, caso ocorra alguma irregularidade, pode ser necessário analisar a possibilidade de abrir um novo CNPJ e elaborar um planejamento societário e tributário, desvinculando quaisquer problemas fiscais, trabalhistas ou de ações judiciais do CNPJ atingido pela crise. Especialmente nesse caso, a ajuda de um contador é fundamental, assim é possível dissecar o cenário de cada negócio e começar uma reestruturação total dele. “Na COAN Contabilidade fazemos isso com frequência, justamente para evitar que as empresas acumulem passivos ao logo dos anos”, Fábio relata.

No entanto, apesar do coronavírus ter impactado a todos, houve aqueles souberam se adaptar e Fábio demonstra otimismo com essa ocorrência. “A Covid-19 possibilitou a aceleração na transformação dos mercados e da economia, foram desenvolvidas novas formas de vender produtos e serviços, o consumidor passou a realizar mais compras via internet e, acima de tudo, exigiu dos empresários mais planejamento financeiro e de processos a curto prazo. Com isso, quem conseguiu manter seu negócio aberto em 2020, entrará no ano de 2021 mais preparado”, ele finaliza.

Fábio Barretta é diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP.  Também possui especialização em planejamento tributário pela FECAP/SP em 2010. Atua na área contábil desde 1997, onde ingressou na COAN CONTABIL passando pelas áreas contábil, fiscal e legal, acumulando vasta experiência em assessoria contábil. Fábio é sócio diretor desde 2010, período em que marcou o ingresso da COAN CONTABIL nos programas de qualidade e certificação ISO9001. Para saber mais, visite o site https://coancontabil.com.br/, mande e-mail para [email protected] ou acesse o perfill no instagram @coan_contabil e pelo facebook CoanContabilidade

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*