Capa » Ingredientes » Empresas de ingredientes criam consórcio para inserir alulose nos Menus Europeus

Empresas de ingredientes criam consórcio para inserir alulose nos Menus Europeus

Alulose é um açúcar raro e natural com apenas 10% das calorias do açúcar padrão 

  • Várias empresas influentes da indústria alimentícia uniram-se para preparar e enviar um pedido conjunto à comissão europeia e à UK Food Standard Agency para a autorização da alulose como um novo ingrediente alimentício
  • Com a aprovação, a alulose pode ser considerada uma alternativa para diversos açúcares no mercado de alimentos europeu e fornecer suporte na busca em alcançar as metas de redução de açúcar

A Ingredion Incorporated, Cosun Beet Company, Matsutani Chemical Industry e Samyang Corporation anunciam um novo consórcio para ajudar a levar a alulose para os mercados da União Europeia e Reino Unido e apoiar sua rotulagem nutricional como um carboidrato. O novo consórcio é chamado de “Alulose Novel Food Consortium (ANFC)”. As empresas que buscam a adesão da alulose na Europa e que tenham interesse em ingressar no consórcio devem entrar em contato com a ANFC.

A alulose é autorizada como um ingrediente alimentício em diversos países ao redor do mundo, incluindo o Japão, México, Singapura, Coreia do Sul e os Estados Unidos. Também está sob avaliação regulatória em outros países e regiões. Além disso, a alulose é FEMA (Favory Extract Manufacturers Association) GRAS (Generally Recognized As Safe) para o uso como aromatizantes em bebidas e produtos lácteos

Membros da ANFC acreditam que uma única aplicação conjunta e única de novos alimentos da União Europeia (UE e UK), poderia acelerar o processo de aprovação, proporcionando redução de custos e economia de tempo para os membros. Além disso, eles também acreditam que a aprovação antecipada da alulose como um novo ingrediente beneficiaria as indústrias alimentícias europeias e globais devido ao seu potencial como muito mais do que apenas um ingrediente adoçante de baixa caloria. A aprovação regulatória da União Europeia também seria de alta influência para outros reguladores internacionais de alimentos que trazem este novo ingrediente alimentar para o mercado. O desenvolvimento de alimentos com baixo teor de calorias/açúcares também poderia apoiar qualquer política governamental para a redução do açúcar.

O próximo objetivo da ANFC é solicitar a isenção da alulose na rotulagem do açúcar no mercado UE/Reino Unido, conforme a situação dos EUA e da Coreia do Sul. “A formação do Consórcio “Alulose Novel Food” é um passo importante para acelerar o uso da alulose na Europa”, disse Shigehiro Hayashi, da Matsutani Chemical e ANFC. “Nossos membros combinaram conhecimento e experiência na ciência de alimentos saudáveis e ingredientes, pretendemos permitir que a alulose atinja o seu verdadeiro potencial e reconhecer que isso pode ajudar a conseguir uma redução na ingestão de calorias – uma importante iniciativa de saúde pública.”

A alulose

Alulose é um dos açúcares raros, um monossacarídeo que é usualmente encontrado em pequenas quantidades em trigos, frutas, incluindo passas e figos, também é encontrado em outros alimentos, como melaço, xarope de bordo e açúcar mascavo. Sua primeira identificação foi no trigo na década de 1940, entretanto, pode ser produzido em abundância, através do uso de enzimas de milho, beterraba sacarina, entre outras fontes de carboidratos. Ela fornece cerca de 70% do dulçor e possui um perfil similar ao açúcar comum (sacarose). Possui também propriedades funcionais similares incluindo volume, escurecimento, depressão do ponto de congelamento, e textura. A alulose também não cristaliza em lácteos

Estudos científicos apontam que a alulose contribui com 0,4 calorias por grama, ou seja, apenas 10% das calorias do açúcar. Em alguns países, incluindo Coreia do Sul, Singapura e Japão, é classificado como ‘zero calorias’. Nos Estados Unidos, Colômbia e Coreia do Sul não é classificado como açúcar para fins de rotulagem nutricional. A US Food and Drug Administration informa que a alulose pode ser excluída da especificação de açúcares totais e açúcares adicionados na rotulagem nutricional, mas ainda incluída na quantidade de carboidratos totais.

A alulose já está autorizada para distribuição e consumo como ingrediente alimentício em diversos países, incluindo Japão, México, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos. Também está sob relatório de aplicação em outros países e regiões. A alulose é FEMA (Flavor Extract Manufacturers Association) GRAS (Generally Recognized As Safe) para uso como aromatizante em bebidas e produtos lácteos.

Sobre a Ingredion

A Ingredion Incorporated, sediada em Chicago, é a fornecedora líder mundial de mercado de soluções para ingredientes, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 6 bilhões. A empresa converte grãos, frutas, vegetais e outros derivados em ingredientes de valor agregado e soluções de biomateriais para alimentos, bebidas, papel e corrugados, fabricados e outras indústrias. Possui centros de inovação, os Ingredion Idea Labs®️, em todo o mundo e mais de 11 mil funcionários. A empresa desenvolve soluções de ingredientes para atender às novas necessidades dos consumidores, para tornar os biscoitos mais crocantes, os iogurtes mais cremosos, os doces mais saborosos, o papel mais resistente e adicionar fibras às barras nutricionais. Para mais informações, acesse: https://www.ingredion.com.br/.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*