domingo , 15 setembro 2019
Capa » Notícias » Empresários brasileiros de sucesso falam sobre vencer em momentos de crise

Empresários brasileiros de sucesso falam sobre vencer em momentos de crise

Mauro Pretti, do Frigorífico Ceratti, Marcelo Vienna, da InvestFarma e Henrique Romero, da Perfetti Van Melle, mostraram que é possível continuar crescendo apesar do cenário de adversidades políticas e econômicas.

O movimento Crescimento Acelerado trouxe para Campinas, nesta sexta-feira (6), importantes empresários brasileiros. Eles venceram inúmeras adversidades, e continuam trabalhando para que as companhias consigam atravessar o crítico momento da economia no Brasil e no mundo.   No evento realizado na IBE Conveniada FGV, o público de cem pessoas – formado por presidentes, CEOs, diretores e conselheiros de todo o País -, acompanhou as palestras de Mauro Pretti, presidente do Frigorífico Ceratti, Marcelo Vienna, CEO da InvestFarma e Henrique Romero, diretor executivo da Perfetti Van Melle.

“Trouxemos esses palestrantes para que os líderes empresariais de Campinas sejam inspirados por eles e realizem as mudanças necessárias para acelerar seus negócios. Todos os palestrantes têm histórias fantásticas de crescimento em cenários adversos”, explica Marcelo Assumpção, diretor-executivo da FGV e presidente da ONG Líderes Brasil, organizadora do evento e idealizadora do movimento Crescimento Acelerado.

Crescer no mundo VUCA

A primeira palestra do dia foi ministrada por Henrique Romero, que falou sobre sua experiência na Perfetti Van Melle – companhia que passou do quarto para o segundo lugar no mercado de confeitos e gomas. “Fizemos um trabalho estratégico, envolvendo comunicação, marcas e estudo do público consumidor para vencermos nesse mercado tão competitivo. E esse trabalho não acaba nunca, porque se você parar chega um concorrente e ocupa o seu espaço”, disse.

O diretor executivo ocupa o cargo há 14 anos. Segundo ele, no início não houve geração de lucro, mas a Perfetti Van Melle voltou a crescer e a dar resultado nos últimos nove anos. “Fizemos tudo em cima de estratégia e engajamento de equipes, sem medo de arriscar”, afirmou Romero, que destacou alguns pontos fundamentais para a retomada do crescimento: foco em ser líder de mercado em categorias de produto, aprender corrigindo possíveis falhas, inovar e implementar mudanças, saber aprender com perspectivas diferentes sobre o negócio, além de perseverança e estratégia.

Para Romero, as empresas precisam aprender a trabalhar no mundo “Vuca” (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). “O Vuca não vai acabar. O resultado de uma empresa tem que acontecer dentro dessa montanha-russa. Precisamos entender as incertezas e trabalhar com resiliência. Às vezes, ficamos anos sem apresentar crescimento, para retomá-lo depois”, ressaltou ele.

Não perder a essência

Na sequência, falou Mauro Pretti. O CEO da Ceratti contou a história da marca e suas transformações ao longo do tempo. Conforme ele, é preciso conservar a essência das empresas para que elas continuem evoluindo e perpetuando sua marca. “Nossa empresa está baseada na tradição, autenticidade e qualidade dos nossos produtos. Já adotamos vários modelos de negócios, mas nunca abrimos mão da tradição em qualidade, mesmo nas piores crises”, enfatizou o CEO.

Pretti contou que a empresa, que tem origem familiar, conseguiu crescer sem se corromper para fazer negócio a qualquer custo. “Quando a Ceratti foi comprada pela Hormel, houve uma preparação para isso. Escolhemos uma empresa com a qual tínhamos afinidade de valores e de essência. Se isso não é feito, a empresa corre o risco de ficar sem alma”, contou. “Em aquisições mal planejadas, geralmente há cortes de custos e cai a qualidade do produto. Isso dá certo por pouco tempo. Por isso, o período pós-aquisição pode ser ruim”, finalizou Pretti.

Experiência

A última palestra do evento, proferida por Marcelo Vienna, CEO da InvestFarma, também deixou claro que a experiência conta muito em momentos de crise econômica. Ele usou sua experiência de muitos anos com Cash & Carry –  atacado de autosserviço ou ainda “atacarejo”, para planejar o crescimento e a expansão da InvestFarma, consolidando a marca no mercado de drogarias populares em São Paulo.

“Minha experiência com coordenação de equipes, crescimento acelerado, alocação inteligente de capital e atendimento de clientes, no Cash & Carry, é fundamental para meu trabalho na InvestFarma”, afirmou Vienna. “É preciso ter agilidade, velocidade e visão de onde se quer chegar”.

O evento foi encerrado por Heliomar Quaresma, presidente do IBE Conveniada FGV. “Apesar de todas as dificuldades que existem hoje no Brasil, temos condições de sustentar o país com propostas claras e times engajados. Não podemos ficar à mercê das tendências políticas e econômicas”, finalizou Quaresma.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: http://www.ibe.edu.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*