quinta-feira , 6 agosto 2020
Capa » Notícias » E-book traz orientações práticas sobre análise sensorial na produção de alimentos

E-book traz orientações práticas sobre análise sensorial na produção de alimentos

Material foi desenvolvido por especialistas da Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para indústrias do setor alimentício.

São Paulo, dezembro de 2019 — O consumidor está mais consciente, exigente e busca novas experiências. Essas mudanças no comportamento desafiam cada vez mais as indústrias de alimentos e bebidas a entender com maior profundidade as necessidades e preferências dos brasileiros para inovar no lançamento de produtos e assegurar sucesso nas gôndolas. Impulsionada por este movimento, a análise sensorial transformou-se em uma aliada estratégica para os fabricantes interessados em explorar o potencial desta ciência para turbinar o desempenho do portfólio.

Pioneira na fabricação de óleos essenciais no Brasil e líder brasileira na produção de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, a Duas Rodas, aliou a expertise de 9 décadas no mercado global e o conhecimento técnico de seus especialistas em sabor para desenvolver um conteúdo diferenciado ao setor. É o e-book Guia prático de análise sensorial para alimentos, que tem como objetivo disponibilizar informações para os fabricantes interessados em investir e ampliar a sua estrutura de análise sensorial para potencializar a performance de seus produtos e levar novas experiências aos consumidores.

“O aspecto sensorial é o fator primordial na percepção de valor de um produto. Além de garantir a qualidade, a análise sensorial é estratégica para as indústrias alcançarem maior assertividade no desenvolvimento dos produtos e aceitabilidade do público-alvo. Por ser uma ciência que analisa os sentidos, por meio de aspectos como aparência, cor, textura, odor e sabor, ela permite investigar e compreender de forma minuciosa quais sensações e percepções poderão despertar no consumidor e de que maneira eles podem ser potencializados para proporcionar uma experiência de consumo prazerosa. Essas informações tornam a análise sensorial uma ferramenta cada vez mais importante de competitividade no mercado”, explica Steven Rumsey, Gerente Geral de Inovação e Tecnologia.

Dentre os diversos assuntos abordados no e-book estão: o que é necessário para estruturar a análise sensorial na indústria, a influência dos cinco sentidos na alimentação, os métodos mais utilizados, como criar um briefing de projeto de produto mais assertivo, exemplos de lançamentos que exploram a sensorialidade e as normas mais recentes.

O que é necessário para estruturar a análise sensorial na indústria

Além do guia prático, foi desenvolvido um modelo exclusivo de briefing de novo produto com foco em análise sensorial, também disponível junto ao e-book.

A proposta deste material é ajudar os profissionais de P&D e marketing das indústrias de alimentos e bebidas a criar projetos mais assertivos desde os primeiros passos, influenciando desde a escolha de matérias-primas, a criação da formulação e a definição dos processos.

Análise sensorial: ferramenta-chave para a indústria alimentícia

A análise sensorial beneficia diferentes atividades da indústria de alimentos e bebidas, como a criação de novos itens para o portfólio e a definição da aceitabilidade pelo consumidor final.

Também é importante para o monitoramento do mercado com o mapa de produto, que identifica a posição do mesmo em relação aos seus concorrentes. Além disso, é estratégica para projetos de reformulação, estudos de tempo de vida útil, detecção de contaminantes estranhos, especificações e controle da qualidade.

O e-book já está disponível no blog Flavors & Botanicals, da Duas Rodas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*