Capa » Embalagens » Ducoco com embalagem conectada da Tetra Pak chega ao varejo

Ducoco com embalagem conectada da Tetra Pak chega ao varejo

Embalagens estarão equipadas com código único de identificação. Tecnologia permitirá novo formato de interação entre marca e consumidor.

São Paulo, outubro de 2019 – Principal proteção para o produto em seu interior, a embalagem ganha novas funções dentro da indústria de alimentos e bebidas. Em projeto piloto realizado em parceria com a Ducoco, a Tetra Pak traz códigos únicos de identificação impressos em embalagens longa vida, promovendo novo formato de interação entre marca e consumidor e contribuindo para uma comunicação mais direta e transparente na indústria.

Mais de 30 milhões de embalagens de Leite Ducoco (Tetra Prisma® Aseptic um litro) e Água de Coco (Tetra Brik® Aseptic 200 ml e um litro e Tetra Prisma® Aseptic 330 ml) equipadas com códigos únicos de identificação serão distribuídas em redes de varejo de todo o Brasil. Ao escanear o código impresso no topo da embalagem, o consumidor terá acesso à campanha No Ritmo Ducoco, na qual será possível somar pontos e contribuir com um projeto social apoiado pela marca.

A Ducoco criou em sua fazenda, localizada em Camocim, no litoral do Ceará, um projeto educacional idealizado pelos colaboradores da marca. Trata-se de uma escola de música que atende alunos com idades variadas.

Toda a estrutura acaba de ser criada pela empresa e agora, possui espaço para receber mais pessoas e infraestrutura para atender as demandas dos antigos e novos alunos, ampliando a mensagem positiva que a música pode levar à comunidade.

Ao ser escaneada, cada embalagem somará vinte pontos à campanha, que tem por objetivo totalizar 100 mil pontos registrados. Quando a marca for atingida, os alunos da escola tocarão em um show com o cantor Silva, expoente da nova MPB.

“A incorporação de códigos únicos às nossas embalagens nos dará a oportunidade de apresentar ao consumidor um projeto que tem a verdadeira essência da marca Ducoco de forma interativa e engajadora. É uma chance para testarmos formatos inovadores de relacionamento com os consumidores”, explica Lilian Reis, head de Marketing e Sustentabilidade da Ducoco.

Cada embalagem poderá ser escaneada uma única vez. Para acompanhar a evolução da campanha, o consumidor terá acesso ao painel virtual onde será possível checar a sua pontuação individual e a pontuação geral da campanha.

“Avançamos para uma realidade em que a embalagem extrapolará o seu papel de proteção ao alimento. As embalagens conectadas abrem novas possibilidades de comunicação e interação, contribuindo para um contato mais direto e transparente entre marcas e consumidores”, explica Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak Brasil.

A Tetra Pak já atuou ou mantém em desenvolvimento mais de 50 projetos relacionados a embalagens conectadas em diferentes regiões do mundo. Na Europa, um fabricante de leite aumentou em 16% as vendas de seu produto após realizar campanha promocional utilizando códigos únicos de identificação. Ao todo, a campanha contabilizou mais de 17 mil usuários, número três vezes maior que o esperado pelo fabricante caso recorresse a uma campanha promocional tradicional.

Rastreabilidade por meio da embalagem

Além da adição de novas recursos de interatividade, no futuro as embalagens conectadas poderão abrir caminho para a rastreabilidade de ponta a ponta dentro da indústria de alimentos e bebidas. Códigos de identificação impressos nas caixinhas poderão indicar a quais processos cada produto foi submetido, fornecendo informações, por exemplo, sobre a origem da matéria-prima utilizada na formulação do produto, data de processamento e envase, linhas de produção percorridas e outras informações estratégicas para o controle de qualidade dentro da indústria.

Com olhar para o mercado, as embalagens conectadas também poderão servir como fonte de insights para a indústria. Fabricantes poderão identificar focos de perda do produto ao longo da cadeia de distribuição e acompanhar o estoque da mercadoria no varejo, facilitando e melhorando a reposição do produto.

Na Arábia Saudita, um cliente da Tetra Pak ampliou a distribuição de seu produto após identificar que códigos impressos nas embalagens eram escaneados em local diferente ao de compra, indicando uma demanda reprimida e até então não mapeada.

Acompanhe os canais oficiais da Tetra Pak:

YouTube: www.youtube.com/tetrapakbrasil
Facebook: www.facebook.com/tetrapakbrasil
LinkedIn: www.linkedin.com/company/tetra-pak/
Caixas de Ideias: www.caixasdeideias.com.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*