Capa » Notícias » Do campo à mesa, a qualidade e a segurança dos alimentos são prioridade

Do campo à mesa, a qualidade e a segurança dos alimentos são prioridade

Para que o consumidor final tenha em sua mesa alimentos seguros, é necessária a auditoria e a certificação de normas de boas práticas de fabricação, sistemas de gestão de qualidade e segurança alimentar, verificando os pontos críticos de controle.

Para que cheguem aos consumidores com segurança e qualidade garantidas, cada alimento deve cumprir requisitos rigorosos e passar por testes, análises e certificação. Ao ser certificada, uma empresa passa a ter registros de cada etapa do sistema, com análises, calibrações, ações corretivas e melhorias.

Neste cenário, a Intertek JLA tem expertise para lidar com o setor agrícola e promover estas análises, evitando as sanções. A multinacional tem mais de 130 anos de atuação mundial de acordo com normas internacionais reconhecidas e é responsável por analisar, testar e certificar os alimentos consumidos pelos brasileiros desde o campo até a mesa.

E para que a indústria alimentícia cumpra todos os requisitos exigidos, a Intertek JLA possui laboratórios acreditados por normas internacionais, ISO 17025 para diversas análises de resíduos de pesticidas, resíduos de drogas veterinárias, composição química, análises bacteriológicas, análises de metais pesados, bolores, leveduras, micotoxinas. Os laboratórios da Intertek JLA trabalham de acordo com exigentes normas internacionais apresentando resultados precisos, rastreáveis e confiáveis. Para maior rapidez desenvolveu uma logística capilarizada para a coleta de amostras. A Intertek faz:

Monitoramento de resíduos
Análises microscópicas
Análises microbiológicas
Análises físico-químicas
Tratamento fitossanitário para fins quarentenários (fumigação)
Classificação de Grãos e Sementes
Análises sensoriais
Análises cromatográficas
Certificação de origem
Amostragem
Inspeção de contêineres para exportação de alimentos

Cenário
• No mundo todo são produzidas mais de 4 bilhões de toneladas de alimentos por ano.
• O mercado de testes de alimentos no Brasil é de cerca de US$0,6 bi, algo em torno de 4% do mercado global.
• O Brasil é o segundo maior exportador de produtos alimentícios, como carnes, aves, soja e cana-de-açúcar, do mundo, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Agriworld e Food da Intertek
As divisões de agro e alimentos da Intertek compreendem a grande variedade de normas e regulamentos internacionais desde a origem até a entrega. As áreas atuam na segurança e na qualidade dos alimentos – Soja, Milho, Fertilizantes, Amendoim, Açúcar, Óleos, Grãos, Farelos, Algodão – beneficiando a todos os envolvidos na fabricação e distribuição de produtos e serviços deste segmento. Como um dos principais órgãos de certificação de segurança de alimentos, e com credenciamento para programas reconhecidos globalmente, a Intertek apoia e orienta empresas em todo o processo, oferecendo soluções diversificadas e eficazes para as diversas necessidades de negócios e autorregulação. A experiência da Intertek inclui Testes e Análises, Serviço de inspeção, Assuntos Regulatórios, Treinamentos, Auditoria e Certificação (FSSC 22000, ISO 22000, IFS, BRC, Global Markets, HACCP, GMP).

Sobre a Intertek
QUALIDADE TOTAL. ASSEGURADA.
A Intertek é um fornecedor líder de Qualidade Total Assegurada para indústrias em todo o mundo. A rede é composta por mais de 1.000 laboratórios e escritórios em mais de 100 países e oferece soluções inovadoras e personalizadas de garantia, teste, inspeção e certificação para as operações e cadeias de abastecimento dos clientes que atende.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*