Entre os homenageados, estão os professores da USP Durval Dourado Neto e Elisabete Fernandes, que desenvolvem projetos apoiados pela FAPESP
Agência FAPESP – Foram divulgados os vencedores do Prêmio Fundação Bunge de 2024, que reconhece pesquisadores com trabalhos relevantes relacionados à conectividade e rastreabilidade na área de ciências agrárias e aplicadas.
Durval Dourado Neto, professor da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/SemeAr), será agraciado na categoria “Vida e Obra”, no tema “Desenvolvimento e uso de tecnologias e conectividade acessíveis para a sustentabilidade no campo”. A pesquisadora Larissa Pereira Ribeiro Teodoro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), será agraciada na categoria “Juventude”, voltada a pesquisadores de até 35 anos.
Sediado na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agricultura Digital, em Campinas, o SemeAr é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) da FAPESP.
No tema “Rastreabilidade na produção de alimentos: segurança alimentar, capacitação e redução de assimetrias regionais”, Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes, professora da USP e coordenadora do Projeto Temático “Transparência nas cadeias produtivas brasileiras de commodities agrícolas de exportação”, será premiada na categoria “Vida e Obra”.
Neste mesmo tema, Hiago Henrique Rocha Zanetoni, professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), receberá o prêmio na categoria “Juventude”.
A cerimônia de premiação será realizada este mês, na capital paulista.