Capa » Notícias » Diadema realiza Semana de Segurança Alimentar

Diadema realiza Semana de Segurança Alimentar

Com palestras, distribuição de mudas, oficinas e campanhas de conscientização para redução do consumo de sal e açúcar.

A prefeitura de Diadema realiza de 14 a 18 de outubro a Semana de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, além de alertar sobre a importância da alimentação, também comemora o Dia Mundial da Alimentação, lembrado todo dia 16 de outubro.

“A Semana acontece em vários locais de Diadema, que tem um trabalho consolidado na área da alimentação humana, organizada no sentido de conscientizar as pessoas sobre ingerir alimentos saudáveis e adequados, visando qualidade de vida e bem-estar”, afirma o secretário municipal de Segurança Alimentar, José Dourado.

Diadema desenvolve e apoia programas na área da segurança alimentar e nutricional que reforçam, cada vez mais, a iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que criou o Dia Mundial da Alimentação, no ano de 1945, com o intuito de promover reflexões sobre a alimentação mundial e a fome no planeta.

Entre as ações desenvolvidas em Diadema estão os programas “Hortas Comunitárias”, “Melhor Peso Agora – Emagreça com Qualidade”, “Cozinha Bom Gosto” e “Roda de Conversa”. As atividades têm os objetivos de estimular o plantio de orgânicos em espaços públicos, incentivar e conscientizar sobre o consumo dos alimentos adequados e promover saúde. “Diadema investe nessas iniciativas para ressaltar a importância da alimentação saudável e nutricional e, com isso, evitar doenças crônicas e degenerativas em seus moradores”, afirma a nutricionista e coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), Renatiely Paschoali.

Campanha e distribuição mudas – A Semana de Segurança Alimentar e Nutricional, em Diadema, foi estabelecida pela Lei Municipal, 3.754, de 06 de julho de 2018. O mesmo acontece com as campanhas para redução do consumo de sal – Lei Nº 3.796, de 23 de novembro de 2018; e de açúcar – Lei N° 3.838, de 12 de abril de 2019. Durante a programação da Semana, as campanhas de redução do consumo de sal e de açúcar chegarão à população por meio de palestras em praça pública e nos dois restaurantes populares da cidade: Bom Gosto Campanário e Bom Gosto Serraria. Também haverá distribuição de folhetos explicativos para que as orientações cheguem a mais pessoas. Ainda, no restaurante popular Bom Gosto Campanário, no dia 16/10, das 11h às 13h30, haverá distribuição de mudas de ervas, temperos e hortaliças. O propósito é que as pessoas realizem o plantio em suas casas e possam consumir depois.

Outra ação da Semana será o workshop “Alimentação e Prevenção de Câncer” e a oficina “Batatas Chips Caseiras”, que irão ocorrer no dia 15/10, às 14h, na cozinha didática do Supermercado Coop/Diadema. Também serão realizadas a oficina “Cardápio Saudável”, dias 16 e 17/10, das 9h às 12h, no restaurante Bom Gosto Campanário, para os alunos do Projeto Cozinha Bom Gosto, e a palestra “Dez Passos Para Uma Alimentação Saudável e Interpretação de Rótulos dos Alimentos”, dia 18/10, às 9h, para alunos da EMEB Professora Fabíola de Lima.

Para saber dias e horários de todos os eventos da Semana de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema, acessar o www.diadema.sp.gov.br

Fonte: ABC do ABC

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*