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Desperdício de alimentos está entre as principais não conformidades da norma FSSC 22000

Nova versão da certificação exige práticas para reduzir perdas na cadeia alimentar; com a criação de políticas documentadas sendo um dos principais desafios das organizações

O problema da redução de perdas e desperdício de alimentos tem ganhado crescente atenção global, tanto do ponto de vista ambiental quanto em relação à segurança alimentar. Para enfrentar esse desafio, esquemas de certificação internacionais, como a FSSC 22000 (Food Safety System Certification), têm dedicado esforços para abordar a questão. A FSSC 22000 é uma norma internacional que define os requisitos para a gestão da segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia de fornecimento. De acordo com dados da FSSC, a perda e desperdício de alimentos foi a 7ª não conformidade mais registrada no período de abril a setembro de 2024.

E o principal motivo pelas não conformidades registradas, aproximadamente 90%, é por falta de políticas e objetivos documentados detalhando a estratégia da organização para reduzir a perda e desperdício de alimentos, um dos requisitos da versão 6 da FSSC 22000. Esse desafio está diretamente relacionado ao Objetivo 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que busca promover padrões de produção e consumo mais sustentáveis.

“De acordo com a norma, uma das partes do problema é a falta de documentação de estratégias e objetivos, que acabam se perdendo ao longo da operação. Por isso, como fornecedores de tecnologia de gestão e conformidade, o que podemos fazer frente ao problema de ordem global é apostar em soluções que auxiliem as empresas do setor com gestão de documentos, políticas e indicadores para proporcionar a alavancagem de desempenho neste sentido”, opina Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, fornecedora de soluções para gestão integrada da conformidade.

As soluções SoftExpert Documento e SoftExpert Desempenho podem ser essenciais para as empresas na gestão eficiente de documentos e no aprimoramento de processos. O SoftExpert Documento oferece um sistema completo de armazenamento seguro, garantindo a integridade e a proteção das informações contra perdas e acessos não autorizados. Além disso, a plataforma permite o controle de versões, compartilhamento de documentos com os stakeholders e a classificação dos documentos, assegurando conformidade e precisão. O SoftExpert Desempenho permite uma gestão abrangente dos indicadores de desempenho, estratégias de negócios e métricas departamentais. A solução utiliza recursos como a matriz SWOT, scorecards e mapas estratégicos interativos, que ajudam as empresas a alinhar suas ações com os objetivos organizacionais. Ao colocar a estratégia no centro da gestão de desempenho corporativo, o SoftExpert Desempenho oferece uma visão integrada, facilitando a tomada de decisões e garantindo que todos os setores da empresa trabalhem de maneira coordenada e eficiente para alcançar metas e resultados. Dessa forma, as empresas conseguem otimizar a gestão da informação, melhorar a colaboração e garantir a conformidade com normas e regulamentos.

Por fim, dentre as atividades essenciais a serem automatizadas e regulamentadas, estão ter uma política e objetivos documentados detalhando a estratégia da organização para reduzir a perda e desperdício de alimentos dentro da organização; contar com controles de gestão de produtos doados a organizações sem fins lucrativos, funcionários e outras organizações; gerenciar produtos excedentes ou subprodutos destinados à alimentação animal para evitar a contaminação desses produtos. Quando combinadas com a gestão de documentos e de desempenho, essas ações contribuem com a redução de desperdícios na indústria de alimentos uma vez que permitem um controle eficiente da operação seguindo padrões de qualidade e sustentabilidade, alcançando resultados mais responsáveis e eficazes nos âmbitos ambiental e econômico.

Sobre a SoftExpert:

Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 3 milhões de usuários espalhados em todos os continentes em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly e Kodak Alaris, além de unidades de negócios em 12 países, sendo eles Brasil, México, Colômbia, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Turquia, Austrália e Portugal.

Isso porque a SoftExpert possui soluções para as empresas que vão desde gestão de negócios e qualidade empresarial até gestão ambiental, de projetos e governamental em somente um contrato para seus clientes, atribuindo a eles maior eficiência, agilidade e economia. Sua presença a nível global evidencia que a SoftExpert adapta sua gama de serviços de acordo com as necessidades das empresas, assim como suas localidades. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. A empresa atingiu nota 4,4 no Glassdoor, buscando agregar boas experiências à jornada de todos conectados com a plataforma.

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