Capa » Notícias » Danone patrocina Anuário da Reciclagem 2020

Danone patrocina Anuário da Reciclagem 2020

Em sua segunda edição, o Anuário da Reciclagem é fundamental para o fomento de debates e ações efetivas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

São Paulo, janeiro de 2021 – A Danone está comprometida em proteger e nutrir a saúde das pessoas e do planeta. Por isso, além de promover a Revolução Alimentar, que incentiva escolhas que fazem diferença na vida das pessoas por meio da alimentação, a companhia apoia projetos que ajudam a proteger e conservar nosso planeta. Uma dessas ações foi o investimento para a produção do Anuário da Reciclagem 2020 – documento destinado a analisar e consolidar informações sobre a cadeia da reciclagem no Brasil, e, especialmente, para demonstrar a importância do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na viabilização deste segmento econômico. Desenvolvido em parceria com a LCA, Pragma e ANCAT, o Anuário está disponível na versão web e mobile (android e ios) e traz, de forma simples e acessível, informações como total de organizações de catadores, volume de resíduos recuperados, faturamento e renda das cooperativas e associações. (https://anuariodareciclagem.eco.br/).

“Para a Danone, a parceria na construção do Anuário da Reciclagem é de extrema importância, uma vez que a estruturação de dados acerca das atividades dos catadores nos ajuda a entender como podemos atuar para o fortalecimento deste setor. Sabemos que o sistema de embalagem convencional de hoje é insustentável porque ainda é basicamente linear. Este modelo traz desafios importantes, principalmente no que diz respeito aos plásticos. Por isso queremos contribuir para acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular de embalagens, e acreditamos que os catadores e catadoras tem um papel essencial no contexto dessa mudança”, comenta Luiza Yang, gerente de Sustentabilidade da Danone.

Entre 2012 a 2019, a Danone apoiou cooperativas de catadores(as) de material reciclável em SP e MG por meio do programa Novo Ciclo, reciclando mais de 142 mil toneladas de material e beneficiando 1.322 catadores(as). Em 2020, a Danone inaugurou o programa Avante! Recicla, em parceria com a Fundação Avina, investindo no desenvolvimento de 16 cooperativas da Redesul e Sudoeste de Catadores(as) de Material Reciclável em Minas Gerais, com cerca de 200 catadores(as) beneficiados(as) e com a meta de recuperar mais de 4.000 toneladas anuais de materiais recicláveis. O programa investe em treinamentos e capacitações, com temas ligados à gestão eficiente, produtividade, segurança, entre outros. A Danone também investe no programa Reciclar pelo Brasil em prol de centenas de cooperativas de catadores(as) em todo o Brasil.

Além disso, a Danone trabalha para que suas embalagens sejam projetadas para serem totalmente recicláveis e circulares. Por isso, a empresa tem o compromisso de:

• Eliminar embalagens que não precisamos;

• Inovar para que todas as embalagens sejam 100% recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025;

• Garantir que o material que produzimos permaneça na economia e nunca se torne lixo ou poluição.

A empresa possui também diversas iniciativas para contribuir ainda mais com a economia circular. Em nível global, a Danone firmou um compromisso com Nova Economia do Plástico, da Fundação Ellen MacArthur e UN Environment. No Brasil, a Bonafont lançou a 1ª garrafa de 1L, 100% feita de outras embalagens da marca. A nova garrafa traz em sua concepção a proposta de circularidade, por ser feita galões da linha Bonafont Re.torna em seu fim de vida. A garrafa não tem rótulo também como uma forma de reduzir o uso de plástico e facilitar o processo de reciclagem. A divisão de nutrição especializada, Danone Nutricia, retirou os canudos plásticos dos produtos (suplementos orais), eliminando 4,6 milhões de canudos plásticos, que representa 2,9 toneladas de plásticos e 3,8 toneladas de CO2 a menos no meio ambiente. Em parceria com a Leroy Merlin e a aceleradora Worth a Million (WAM), a Danone busca soluções inovadoras através do financiamento de projetos de startups que reutilizem resíduos da sua cadeia de produção com o objetivo dar uma segunda vida à determinados tipos de plástico.

A empresa definiu uma série de compromissos globais em sua política de embalagens, disponível publicamente em:

https://corporate.danone.com.br/fileadmin/user_upload/DanoneBrazil/sustentabilidade/Danone_Packaging_Policy_-_traduzido_-_portugues.pdf

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*