Capa » Notícias » Curiosidades sobre a cerveja

Curiosidades sobre a cerveja

Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros é a cerveja. Para se ter uma ideia, o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 foi atingiu 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo. Além disso, ela foi a bebida alcóolica com maior volume de vendas no Brasil no ano passado, seguida por cachaça (398,8 milhões de litros) e vinho (380 milhões de litros), segundo uma pesquisa da Euromonitor.  Seja no happy hour, num churrasco ou no almoço de domingo, ela é o acompanhamento perfeito. Por conta da grande variedade de marcas e estilos que temos no mercado, muitas das informações que nós vemos por aí não é verdade. Carlos Lima, sommelier de cerveja e sócio do TapTap, ajuda a esclarecer e tira algumas dúvidas sobre essa bebida tão querida por todos: 

NEM TODA CERVEJA SE SERVE “ESTUPIDAMENTE” GELADA

Existem várias opções que combinam com a temperatura mais baixa, mas existem outras que são feitas para serem consumidas e saboreadas em temperatura ambiente, dependendo do ambiente, obviamente. Brincadeiras a parte, é comum encontrarmos cervejas que podem ser consumidas entre 12C e 14C como Porter, Stout ou Dubbel por exemplo. Além disso, se estiver muito gelada pode anestesiar as papilas gustativas da língua e você pode deixar de sentir várias nuances diferentes da sua cerveja. Por isso, mesmo quando ela é feita para ser servida gelada, temos que prestar atenção na temperatura correta.

CADA TIPO DE CERVEJA “PRECISA” DE UM COPO DIFERENTE

Você pode beber sua cerveja no copo que quiser, é claro. Mas toda cerveja tem um copo que se adequa melhor aos seus sabores e aromas. Algumas precisam de um copo mais longo outras pedem ser apreciadas em um copo americano comum.

O LÚPULO É UM CONSERVANTE

Nas primeiras receitas de cerveja, o lúpulo foi adicionado para ser um conservante natural para a bebida. Com o tempo, aquele amargor que esse ingrediente trouxe se tornou importante na criação de muitos tipos de cerveja. A India Pale Ale é um exemplo disso, seu amargor faz toda diferença em relação aos outros tipos.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE CERVEJA E CHOPE

A cerveja e o chope têm o mesmo método de produção e são elaborados com os mesmos ingredientes. Mas no caso da cerveja, ela passa pela pasteurização para ser engarrafada e durar mais. Por conta disso, o chope acaba sendo mais fresco, preservando melhor suas características, como aroma e sabor. Porém é importante saber que podem existir cervejas sendo servidas na pressão, como se fossem chopes, mas passaram pelo processo de pasteurização tb.

COLARINHO É IMPORTANTE SIM!

O colarinho do chope ou da cerveja sempre foi tema para as mais diversas discussões. Tem gente que gosta e tem gente que não suporta. Mas a verdade é que o colarinho tem um papel muito importante: ele conserva a temperatura, ajuda a minimizar a perda de gás e a oxidação, mantendo sabores e aromas perfeitos. O ideal é que o colarinho tenha de um a dois dedos.

SOBRE O TAPTAP                                                                                                       

O TapTap é um dos poucos bares da cidade especializados em cervejas artesanais que consegue trazer raridades e rótulos muito especiais com exclusividade, graças à pesquisa intensa e busca incansável por novidades do sócio Carlos Lima. “Estou sempre em contato com cervejarias do Brasil todo e quando encontro algo realmente diferente e que tenho certeza de que os nossos clientes vão ficar doidos para provar, eu trago para o TapTap. Eu mesmo busco quem é bacana, procuro o contato e trago para o bar. Às vezes a cervejaria não tem distribuidor, nem vendedor para fazer essa negociação” completa Carlos. Todos esses rótulos garimpados por Carlos os clientes só conseguem encontrar no TapTap e são sempre trazidos em pouca quantidade, para que o bar consiga sempre ter algo novo e especial para mostrar. “Essa é a essência da nossa marca, possuir sempre as melhores cervejas artesanais em nossa carta, mesmo que temporariamente. Se o público pedir mais ou se interessar pela cervejaria, nós ficamos de olho para conseguir mais novidades da mesma empresa.” diz Carlos. Entre os rótulos que os clientes só conseguem encontrar no TapTap estão a Hora Extra, uma Bock da cervejaria Kumpel (R$ 38 / 1 litro) e a NEIPA Going Up, da cervejaria Escafandrista (R$ 72 / 1 litro) entre outras.

Serviço:

Rua da Consolação, 455

Delivery: www.taptapsp.com.br

 

Fonte: Orantes

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*