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Cresce o número de mulheres na liderança de empresas e startups
Thaisa Batista, fundadora do abler. Divulgação

Cresce o número de mulheres na liderança de empresas e startups

De acordo com Thaisa Batista, fundadora do abler, a mudança de pensamento dentro da indústria colabora fortemente para esse cenário

É cada vez mais comum ver mulheres em posições de alto escalão atuando nas grandes empresas, corporações e até mesmo startups. O movimento é recente, tendo em vista que o mercado de trabalho, por muito tempo, se mostrou segregativo nesse sentido.

Para Thaisa Batista, graduada em Administração de Empresas pela UFPR e fundadora do abler, startup que visa trazer agilidade e efetividade aos processos seletivos, são diversos os desafios enfrentados por mulheres no mercado de trabalho. “Em muitos casos, a mulher tem que cuidar da sua casa, da família e, ao mesmo tempo, trabalhar e ter uma carreira profissional. Além disso, a gestação é uma barreira para muitas empresas, pois elas ficam por um período ausente para cuidarem de si e de seus bebês. É um grande desafio equilibrar tudo isso sem gerar uma cobrança sobre você mesma”, relata.

De acordo com a administradora, mulheres que ocupam cargos de liderança sofrem com olhares desconfiados, até mesmo de sua própria equipe. “Principalmente quando o nosso time de colaboradores é predominantemente masculino, precisamos nos provar e mostrar uma postura um pouco mais firme e contundente. Em muitos casos, só assim nossas vozes são ouvidas”, lamenta.

A fundadora da abler revela que existe um crescimento na atuação das mulheres em alguns setores específicos do mercado. “É possível ver um volume significativo de profissionais do gênero feminino trabalhando nas operações de marketing, customer success e na área de vendas. Existe uma evolução em relação ao espaço que as mulheres têm ocupado, com mais posições importantes dentro das empresas que, anos atrás, teriam uma equipe predominantemente masculina”, pontua.

Segundo Thaisa, é importante que essas mulheres deixem sua marca em seu local de trabalho, pois apenas assim, é possível alcançar o reconhecimento em algumas startups. “Tenha um objetivo estabelecido, visando trazer um impacto positivo para a vida de clientes e outros colaboradores. Minha principal meta é contribuir para que candidatos tenham uma melhor performance em seus processos seletivos e consegui ser reconhecida positivamente nessa função. Nosso trabalho está ligado diretamente a nossa identidade e precisamos ser transparentes e empáticos com as pessoas ao nosso redor”, argumenta.

O movimento recente de empresas e startups destacando a importância das mulheres no mercado de trabalho e em posições de alto escalão tem sido crucial para que elas descubram não só sua vocação, mas também seu propósito profissional. “O incentivo dentro das organizações, dando ênfase à equidade de gênero, tem formatado suas culturas para que isso aconteça de uma forma menos disruptiva. Com esse trabalho de incentivo e mudança de pensamento, estamos cada vez mais presentes em grandes cargos da indústria, que antes eram majoritariamente destinados ao sexo masculino”, finaliza a fundadora do abler.

Sobre Thaisa Batista

Graduada em Administração de Empresas pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos. Curiosa por soluções que pudessem otimizar a produtividade de selecionadores e melhorar a experiência de candidatos, fundou o abler para ajudar a desenvolver o mercado de R&S, trazendo agilidade e efetividade nos processos seletivos.

Sobre a abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área.  Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados.

 

 

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