Capa » Artigos técnicos » Conhecimento, Habilidade e Atitude: o ‘CHÁ’ para Sustentar Qualidade consistente
Conhecimento, Habilidade e Atitude: o ‘CHÁ’ para Sustentar Qualidade consistente
Trabalho criado por freepik - br.freepik.com

Conhecimento, Habilidade e Atitude: o ‘CHÁ’ para Sustentar Qualidade consistente

Por José Carlos Giordano*

A cada dia desta nova época resiliente, acredite sim que hoje pode ser para você e sua empresa um dia vitorioso nessa pós pandemia. Pense com serenidade, saiba agir com prudência e domine as dificuldades com resolução e confiança em si mesmo. Adote a trilogia de conhecer, dispor habilidades e tomar as atitudes necessárias frente aos desafios a frente de sustentabilidade para sobrevivência.

Deixe que em você predomine sempre a decisão. Leve a efeito o que adotar, o que se propôs; pense bem, mas realize sem vacilação seus planos adotados e preestabelecidos. Não deixem que o empurrem. Avance.

Agora pode ser sua palavra de ordem. Este minuto, este segundo, é a realidade que se oferece de iniciar oportunamente o que precisa ser iniciado, e terminar o que iniciou, de corrigir o que foi feito por engano, de tomar uma resolução há muito adiada, de recuperar o tempo perdido desses dois anos em marasmo…

Convença-se de que você pode mais que realiza. Mobilize, agregue, tome chá.

Temos novos claros desafios nessa Glasgow COP 26 em aprender, enfrentar e solucionar num mundo que chama à prova novas posturas e qualificações do conhecimento de manter ambiência, da habilidade em governança, da atitude em sustentabilidade. São responsabilidades, de todos.

Esta nossa semana, mês estarão completos se, terminadas as obrigações, quando se pôr ao descanso, puder dizer a si mesmo: “Alcancei vitórias sobre mim mesmo. Tive vontade, desejei, alcancei, projetei e realizei! Então esta terá sido sim para você, para mim, uma semana vitoriosa, um mês conquistado!“

A tentativa de retomada de economia no mundo vislumbra mais operações, mais alternativas, mais sistemas complexos, e também maior a probabilidade de mais falhas acontecerem. Existe sim agora a boa inteligência artificial ajudando em paralelo, mas o inexorável Murphy caminha junto de mãos dadas.

É necessário alto senso de percepção para que hajam as Boas Práticas com Conhecimentos, Habilidades e Atitudes como fatores de prevenção a erros. Calma, foco e método são sempre imprescindíveis para corrigir e delinear sistemas. Estatisticamente numa rotina 3 Sigma em que variações comuns sejam de 6 a 7 %, é possível reduzir riscos, minimizar contaminações e dirimir problemas. Passando desse nível ‘3’ para um patamar mais exigente por exemplo de ‘6’ Sigma, é o que também se chama de quase zero defeitos – excepcional. Nesse plano, a zona de segurança atinge 99,9997 % de conformidade. Detalhes minuciosos para distinguir o comum do excepcional. É encarar desafios constantes de melhorar sempre, fazer acontecer o Kaizen – melhoria contínua – em qualquer área de ação – inclusive no âmbito Alimento Seguro.

Nessa famosa metodologia de Kaizen balizada por Philip Crosby, implementada pela Motorola em 1987 e alardeada por Jack Welch da GE em 1999, o foco é um novo design de melhorias criando toda uma ‘árvore de implantação’ com todos colaboradores na empresa. Não somente aplicável a grandes corporações e processos de fabricação / manufatura onde cada dólar investido dá retorno de US$ 1,5 como também em operações que envolvam pessoas e seus procedimentos no dia a dia. Sair do GMP comum, tentando o HACCP excepcional. Processo contínuo, de integrar o CHÁ: Conhecimento, instrução do pessoal; Habilidades aprimoradas e talentos a cada indivíduo e Atitudes incentivadas do individual em prol do grupo. O ser humano, no crescimento profissional e social nas suas diversas faces de Eneagrama, se equilibra no vai e vem da inexorável labuta de gestão diária das ações mandatórias. A pandemia centralizou no mundo as atenções e pena, não surgiram nesse tempo, novos avatares gênios da Qualidade que tivessem lâmpada mágica de investimentos. Mas o ser humano – continua sempre mola propulsora de mudança.

Os poderosos aplicativos hoje em vertentes mil no celular, inundam recursos em tempo real – acelerando todas as tarefas. Esse ‘amálgama’ todo aumenta sim a eficiência dos projetos, redimensiona severidades, otimiza prevenção de riscos, traz diferencial de maior segurança pela redução de ‘desvios de percurso’. Integra-se com outros ferramentais de Engenharia da Qualidade como HACCP, WCM (World Class Manufacturing), DMAIC (Definir – Medir – Analisar – Implementar) e FMEA (Análise de Modos de Falhas e Efeitos). Esse exercício de Visão Sistêmica do CHA agiliza aperfeiçoamento dos controles, traz disciplina e confiabilidade, melhor gestão dos processos e permite comunicação assertiva entre equipes. O recado é dado até pelo ‘Tiranossauro Rex’: “Não escolham a extinção”, a estagnação, a parada. Sejamos não só todos ativos, mas pró-ativos, profícuos!

A maratona em Food Safety nunca termina, seja para um propósito que converge à Cultura de Segurança dos Alimentos em buscar excelência e sustentabilidade. Seja em buscar sustentabilidade, onde o futuro dos nossos filhos depende.

“Você é o resultado de suas ações!“ Pense nisso.

Referências:

A Chave do Universo – As nove máscaras e O Eneagrama

Alexandre  Montandon 2011, 64 paginas. Ed. Qualidade em Quadrinhos / Boohq

General Motors – Alberto Montalvão

*Prof. José Carlos Giordano – Diretor e Consultor Food Safety – JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
[email protected]

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*