domingo , 24 março 2019
Capa » Notícias » Conheça 3 passos do gerenciamento para uma obra de sucesso

Conheça 3 passos do gerenciamento para uma obra de sucesso

Por Stefan Wajdowicz*

Ao iniciar o projeto de uma construção, é importante pensar em como otimizar os custos, fazer a gestão de documentos de forma eficiente e garantir o melhor resultado na entrega. E, claro, cumprir o prazo é essencial.

O gerenciamento de obras surgiu como serviço especializado na gestão de todo o ecossistema de um empreendimento, seja residencial ou comercial, possibilitando à construtora focar na execução.

Ele torna-se efetivo quando é colocado em prática ainda na fase de planejamento. Isso porque envolve todas as etapas de um projeto, desde a fundação, instalações elétricas, documentação e equipes. A modalidade traz consigo um controle maior de qualidade e, consequentemente, economia.

Para que o serviço seja bem sucedido, é preciso seguir três passos importantes:

Prevenção

O bom e velho conselho de que é melhor prevenir do que remediar nunca sai de moda. A prevenção é a forma eficaz de evitar dores de cabeça futuras, como atrasos, gastos de recursos acima do limite, além de processos judiciais.

Este trabalho começa já na identificação de problemas no projeto, na mitigação de riscos e se estende até a conclusão. Prevenção é trabalho constante.

Orientação

Quando uma empresa opta pela contratação de uma gerenciadora de projetos e obras, ela adquire mais do que um serviço. Uma equipe especializada em gestão será capaz de orientar o cliente quanto aos melhores caminhos a serem tomados na execução do projeto, assim como contribuirá para tornar o processo mais transparente e sustentável.

Decisão

A rotina de uma obra é feita puramente de decisões. Quanto será investido, onde os materiais serão aplicados e como isto será feito, quais ações deverão ser definidas como prioridade durante a execução e afins. Por isso, quando uma gerenciadora é envolvida no processo, a tomada de decisão é facilitada, já que a equipe de engenharia especializada em gestão terá todos os dados e ferramentas que dão segurança para as melhores definições.

De maneira geral, o mundo moderno aprendeu que a melhor forma de conquistar resultados sólidos e satisfatórios o por meio da gestão responsável e especializada. E isso vale para qualquer área, além da construção civil.

Apostar no gerenciamento de obras e projetos pode trazer benefícios como mitigação e até mesmo extinção de riscos, redução de custo final da obra e melhoria significativa na segurança operacional, além da gestão transparente e ordenada de documentos. Gerenciar obras é investir no sucesso.

* Stefan Wajdowicz é engenheiro civil e diretor da Stecla Gerenciadora de Projetos e Obras. Atua há mais de 25 anos no gerenciamento de empreendimentos de shoppings, centros de distribuição, edifícios comerciais e plantas industriais de grandes players do mercado brasileiro.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*