quarta-feira , 14 abril 2021
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Confira 5 dicas para sua transportadora ganhar mais eficiência em 2021

São Paulo, março de 2020 – A pandemia impôs muitos desafios para o setor de transportes no ano passado: segundo monitoramento feito Associação Nacional do Transporte e Logística (NTC&Logística), a demanda por serviços do setor chegou a recuar 45,2%, depois de começar o ano com queda de 26,1% de acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP). Tudo isso vem levando as transportadoras a repensarem suas operações e em novas formas de ganhar eficiência.

Para 2021, o cenário é de otimismo, uma vez que o serviço se mostrou essencial para o abastecimento. “Mesmo com boas expectativas, ainda são necessárias muitas adaptações e investimento em tecnologia para diferenciar-se em um mercado extremamente concorrido”, afirma Carolina Cabral da Nimbi, empresa especializada em tecnologia de Supply Chain Management.

Para ela, o segmento passou a ter maior importância pelo aumento do volume de compras feitas pela internet e pela grande safra colhida no país – estudo realizado pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontou que o e-commerce cresceu 56,8% em 2020 . “Mas para acompanhar o crescimento é fundamental reinventar os processos e estar à frente nesta nova realidade digital”, explica.

Carolina listou cinco dicas essenciais para que as transportadoras ganhem mais eficiência, elevem a produtividade, facilitem processos e reduzam seus custos.

1 – Planeje os processos

Este é o ponto de partida para que sua empresa de transporte seja eficiente: um bom planejamento. Ele envolve todos os procedimentos relacionados aos processos, visando aperfeiçoá-los, torná-los mais ágeis e econômicos. É preciso pensar em seu sistema de fretes, definindo suas entregas para evitar custos extras e perdas de tempo e materiais. Vale lembrar que o sistema de fretes deve ser determinado a partir de considerações sobre o modo de distribuição, locais onde serão realizadas as entregas e os caminhões mais viáveis conforme a região.

2 – Centralize a gestão de fretes

Um dos maiores desafios das empresas de transporte é lidar com as diversas plataformas que conectam as cargas direto aos motoristas – o que inclusive acaba abalando a relação da transportadora com seus TACs agregados. Para contornar o problema, é necessário adotar uma solução que seja capaz de fazer o gerenciamento completo do transporte de carga em uma única ferramenta, integrando todo o processo de planejamento de viagem, negociação com os TACs, emissão de documentos, monitoramento de viagem, pagamentos e antecipação de recebíveis. “Esta é uma forma de ter acesso a todas as informações em uma única plataforma e visibilidade completa da operação, além de facilitar as etapas da contratação de frete e distribuir ainda mais cargas aos motoristas de forma inteligente”, esclarece Carolina, da Nimbi.

3 – Integre seus processos

Estamos vivendo a era da internet das coisas, do machine learning, do cloud computing e da internet 5G; logo, é natural que os especialistas recomendam evitar retrabalhos de processos manuais. “Atualmente, uma empresa precisa ter a visibilidade completa da operação para que seja capaz de tomar decisões mais assertivas”, afirma ela. Hoje, é possível contar com uma plataforma que apoia o processo completo, desde o planejamento das viagens, até a negociação, documentação (NFe, CTe, MDFe e CIOT) e a antecipação. “O ganho propiciado por uma tecnologia inovadora faz muita diferença na produtividade de uma empresa”, ressalta Carolina, da Nimbi.

4 – Fortaleça a sua relação com seus TAC’s

Para mais eficiência, é fundamental ter um bom relacionamento com os seus TACs (transportadores autônomos de carga). Sendo assim, priorize também o uso de tecnologias que permitam ainda mais transparência nas negociações e acesso a todo histórico financeiro dos seus fretes, com os detalhes das viagens e suas negociações. “Esta é uma forma de criar um ambiente de total liberdade para escolher as condições de trabalho para ambos os lados, ao mesmo tempo em que potencializa a redução de custos, agilidade na contratação do frete e compliance” Outra vantagem das tecnologias existentes no mercado é sobre novas possibilidades de pagamento. “Hoje, existem ferramentas dentro das quais é possível disponibilizar um cartão pré-pago aos caminhoneiros, sem anuidade, tarifas e necessidade de comprovante de renda e residência, emitido no nome do próprio solicitante, como é o caso do Nimbi Conta”, diz Carolina.

O Nimbi Conta é um aplicativo que permite diversas funções financeiras para a antecipação dos recebíveis dos transportadores e motoristas. Entre as facilidades da solução, estão recebimentos, transferências, pagamentos e saques. De acordo com Carolina Cabral, sócia diretora da Nimbi, o Nimbi Conta vem para suprir algumas demandas por parte dos trabalhadores do setor de transporte. “Por ser gratuita, ela vai colaborar diretamente para que o caminhoneiro receba seus pagamentos sem ônus e de forma ágil e segura. Além disso, adicionamos à conta um cartão pré-pago, isento de anuidade, que facilita as transações financeiras”, afirma. A aquisição do cartão ocorre de maneira simples, sem burocracia e o motorista recebe o cartão com o seu próprio nome. Outra vantagem do Nimbi Conta é que ele vem vinculado à tag do vale-pedágio para utilização em praças de pedágio.

5 – Invista em um sistema de gestão de fretes

Para ajudar as transportadoras com tantos desafios, a Nimbi desenvolveu uma tecnologia para realizar a gestão de fretes capaz de integrar todo o processo de planejamento de viagens, negociação, emissão de documentos, monitoramento de viagens,pagamentos e antecipação de recebível. Ao contar com a ferramenta, as empresas obtêm maior eficiência nas etapas de contratação de fretes e podem incluir de forma inteligente ainda mais cargas para seus motoristas.

Sobre a Nimbi

A companhia especializada em soluções de tecnologia para o mercado de supply chain management, possui sede no Brasil e operações por diversos países, dentre eles, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e México. Nos últimos 5 anos, a empresa já transacionou mais de 170 bilhões de reais em sua plataforma. A organização possui mais de 250 mil empresas cadastradas em seu marketplace. Além disso, Vale, Ambev, Leroy Merlin, Loggi, Faber Castell, Danone, Recicla BR, 99, CVC, dentre outras empresas, participam do portfólio da companhia.

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