Capa » Notícias » Comscore apresenta análise sobre consumo on-line de alimentos e bebidas em 2020

Comscore apresenta análise sobre consumo on-line de alimentos e bebidas em 2020

Varejo ligado a essas áreas cresceu 6% em volume de usuários únicos nas redes *Sites com dicas de restaurantes e receitas também tiveram picos de acesso

São Paulo, março de 2021 – Com as medidas de restrições vigentes durante as fases mais críticas da pandemia, as compras on-line viraram alternativa para milhares de pessoas no Brasil em 2020. A Comscore acaba de divulgar uma análise sobre o consumo de alimentos e bebidas no meio digital durante o último ano. A empresa aponta dados relevantes sobre o perfil e interesse dos consumidores, que servem de referência para companhias de varejo, marketing e publicidade que investem com foco em supermercados e restaurantes. O levantamento traz a performance dos principais varejistas, além de insights sobre portais focados nesses temas, com base em informações coletadas por ferramentas de social listening e análise de dados.

“Diante dos novos desafios encontrados nos últimos meses e da mudança de comportamento dos consumidores, o mercado de venda de comidas e bebidas se reinventou por meio do e-commerce. Além disso, com mais tempo em casa as pessoas também desafiaram-se na cozinha e colocaram seus dotes culinários em ação. Por isso, a busca on-line por serviços delivery de supermercados e restaurantes apresentou altas nas redes; portais ligados a receitas e dicas culinárias também tiveram alta de acesso e bom posicionamento em nossa análise”, comenta Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore.

A consultoria aponta que a categoria do varejo relacionada a alimentos, supermercados e mercearia cresceu 6% em volume de usuários únicos no comparativo entre dezembro de 2019 e 2020. Apesar da audiência desse setor apresentar preferência de consumo via mobile, houve acréscimo de 30% entre usuários de dispositivos desktop neste período. Além disso, o público feminino representou quase 60% da concentração de internautas, registrando uma afinidade com esses temas 17 vezes acima da média da internet.

A análise destacou ainda que, em 2020, a média de consumo de conteúdos on-line da subcategoria de Retail-Food/Supermarket/Grocery teve acréscimo de mais 160% no total de minutos acessados na rede e mais de 128% de minutos consumidos por cada visitante dos portais em relação a 2019. Em 2020, a Comscore registrou uma média de consumo de quase 40 horas de acesso a conteúdos relacionados ao assunto no geral, e 45 minutos de audiência média por internauta.

Ao longo de 2020, a subcategoria “Lifestyle food”, que contempla sites que fornecem avaliações sobre restaurantes, receitas, dicas de culinária e planos de refeição, também apresentou comportamento similar à do varejo alimentício, com picos de audiência nos meses iniciais ao Coronavírus (abril e maio), quando grande parte das pessoas estavam reclusas. Em dezembro, com a segunda onda do vírus, os resultados voltaram a apresentar acréscimo, como mostra o gráfico abaixo:

Em relação aos temas de interesse dos internautas, a análise da Comscore destaca alguns assuntos mais relevantes entre o público: os consumidores de bebidas alcoólicas representam 36 milhões de usuários; aqueles que cozinham como opção de vida mais saudável somam mais 30 milhões de pessoas; os que optam por delivery chegam a quase 36 milhões; e 13 milhões se empenham como aspirantes a chef.

Compras on-line e delivery

O estudo da Comscore comprovou, ainda, o crescimento dos usuários de aplicativos de entrega no setor de alimentos e bebidas. Segundo a análise, Ifood, UberEats e Rappi aparecem como líderes entre os apps. Ainda assim, novos players que estrearam em 2020 também se tornaram destaque nos serviços: aplicativos como Zé Delivery, 99 Food e Cornershop tiveram aumento ininterruptos no volume de internautas ao longo do ano, chegando a 3,3 milhões, 2,3 milhões e 1,3 milhões de usuários, respectivamente, em dezembro.

A indústria de bebidas alcóolicas garantiu mais de 1 bilhão de impressões entre janeiro e novembro de 2020, em relação ao inventário de publicidade online para desktop. Nesse sentido, em agosto de 2020 pelo menos 30% dos usuários que se declararam consumidores de álcool, navegaram nos grandes players de e-commerce do segmento. Em relação a sites de compra de vinhos, houve crescimento de mais de 150% no volume de internautas no comparativo de dezembro de 2019 e dezembro de 2020. As marcas Evino, Ambev e Diageo compõem 71% do share de publicidade dessa categoria.

Lifestyle food

Em sua análise, a Comscore também analisou quais foram os sites de receita mais populares em 2020, chegando a um top 5 formado por: Tudo Gostoso, Receitas.com (Gshow), Receitas Nestlé, Comidinhas Do Chef e Tudo Receitas. Em relação ao número de usuários, na comparação entre março (início da pandemia) e dezembro (início da segunda onda), o destaque foi para o site Receitas Nestlé, que aumentou seu número de visitas em mais de 60%, seguido pelo Tudo Gostoso, que teve acréscimo de quase 20% entre os visitantes.

Em 2020, os sites de algumas marcas que também tiveram alta na média de visitas, se comparado com 2019: Seara cresceu mais de 107%, Ajinomoto, 57%; Sadia, 32%; e Perdigão, 8%. Além disso, a performance da categoria de publicações e sites de receitas também foi impulsionada nas redes sociais, com mais de 84 milhões de interações em todas as redes entre os mais de 59 milhões de usuários.

Sobre a Comscore

A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência digital, TV ao vivo, visualizadores de filmes e OTT com informações avançadas sobre o público, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente, confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.

Para mais informações sobre a Comscore, visite o site Comscore.com.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*