sábado , 28 novembro 2020
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Como produtos clean label vão transformar a alimentação

Com o número crescente de crianças obesas no Brasil, produtos saudáveis ganham força e destaque entre as famílias

Rio de Janeiro, outubro de 2020 – Com o consumidor cada vez mais preocupado com a saúde e bem-estar, o mercado de alimentação saudável no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos e ganhando mais espaço na mesa dos consumidores. De acordo com dados da consultoria norte-americana Spins, 75% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos naturais, sustentáveis e sem aditivos. Não por acaso, os itens Clean Label vêm ganhando cada vez mais destaque nas prateleiras do País, inclusive no setor infantil, uma vez que os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam índices alarmantes de obesidade na infância. Mas afinal o que é um produto de rótulo limpo e como saber se ele é mesmo clean?

Enrico Leta, cofundador da Yorgus, pioneira na produção do verdadeiro iogurte grego no Brasil, explica que o termo não é necessariamente novo, mas ainda é pouco conhecido da maioria das pessoas. De maneira clara, Clean Label significa justamente ‘Rótulo Limpo’, ou seja, produtos que não têm ingredientes artificiais e conta com menos itens em sua composição. O conceito nasceu intuitivamente do comportamento do próprio consumidor e, por enquanto, não é certificado por nenhum órgão regulamentador, é apenas a expressão espontânea das pessoas demonstrando que querem se alimentar de maneira mais limpa possível, com produtos que tenham uma lista curta de insumos.

Ao observar o que foi utilizado no preparo de determinado alimento, muitas vezes encontram-se itens desconhecidos, difíceis de entender e, normalmente, a quantidade deles é bem maior do que os demais. A ideia por trás deste segmento mais natural, propõe que as empresas passem por uma mudança radical no que diz respeito a oferecer produtos saudáveis, a grosso modo é usar menos itens no preparo e que sejam alimentos realmente naturais. É o que acontece na essência do último lançamento da Yorgus, voltado para o público infantil.

“O Yorgus Kyds, traz apenas oito ingredientes na mistura, enquanto a maioria dos que estão no mercado atualmente possui 25 itens, incluindo sorbato de potássio, espessantes e também corantes. Além disso, a Yorgus garantiu um alto teor de proteína no Kyds, sendo 8g por pouch, o maior entre as opções existentes hoje no Brasil. A ideia é mesmo dar uma opção saudável para as pessoas, que têm seguido a tendência de uma alimentação mais saudável à começar pelos filhos, ressalta o cofundador.

Para se ter ideia, a taxa estimada pela OMS é de que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no país. Com números tão expressivos, o mercado tem se desdobrado para oferecer opções mais saudáveis, e práticas para o público, e os produtos que seguem o conceito de rótulo limpo, tem exatamente este papel.

Contudo, apesar do termo, ser Clean Label não tem relação apenas com os ingredientes que estão no rótulo, tem um significado mais amplo, a maneira como se chegou ao resultado final também faz parte dessa visão. Garantir que esse conceito se estenda por toda a cadeia de produção é o que faz uma empresa realmente ser Clean Label em seu DNA. Em caso de produtos que utilizem matéria-prima derivada de animais, por exemplo, é preciso pensar na qualidade de vida e segurança de deles. Observar e se atentar para o impacto que cada item fabricado pode gerar para o meio ambiente e pensar em soluções para amenizá-los, criar estratégias de compensação que visem o cuidado com a natureza, entre diversos outros aspectos, são alguns pontos que precisam estar em pauta quando a empresa entende esse pensamento.

“Ser Clean Label é o DNA da Yorgus e quase uma filosofia de existência, os que nascem com essa visão tendem a atuar com base nela em tudo que fazem, não é uma moda ou mesmo uma decisão passageira, é uma essência”, finaliza Enrico Leta.

Sobre a Yorgus

Fundada em 2014, a Yorgus nasceu com a missão de transformar a cultura alimentar dos brasileiros, propagando hábitos realmente saudáveis por meio da proposta de produtos de alta qualidade e 100% naturais. A marca clean label desenvolveu todo seu sistema, da ideia inicial à concepção e venda, a partir de um conceito totalmente sustentável. O cuidado vai desde a escolha por parceiros que compartilham da mesma visão que a marca, insumos sem nenhum tipo de ingrediente artificial ou conservantes, até a opção pelo leite fresco de vacas criadas soltas e alimentadas a pasto. A empresa está presente em todos os estados do Brasil e com crescimento de 106% ao ano.

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