Capa » Notícias » Como armazenar os alimentos após chegar do supermercado?

Como armazenar os alimentos após chegar do supermercado?

Após chegar do mercado, o que fazer com as compras? Guardar todos os produtos adquiridos nos respectivos lugares, claro. O problema é quando a comida fica sem ser armazenada corretamente por um bom tempo. Aliás, isso pode ser bem perigoso. Se o alimento esquecido for uma refeição, então, pior ainda.

Perigo para a saúde

Embora mortes derivadas do consumo de comidas mal armazenadas sejam bem raras, ainda assim é preciso prestar bastante atenção na forma que os produtos são acondicionados. É importante frisar que cada alimento deve ser guardado em um local distinto.

Frutas verduras e legumes na geladeira

Assim que chegar da feira, a dica é: lave frutas, verduras e legumes. Em seguida, seque-os (isso é importante para evitar a proliferação de bactérias) e guarde tudo na geladeira.

Cabe lembrar que os ingredientes não são eternos. Portanto, devem ser consumidos enquanto ainda não tiverem estragado. Também é possível congelar alguns desses alimentos, mas para isso será preciso pesquisar caso a caso.

Alimentos à base de leite estragam rápido

Maionese é um dos alimentos que estraga mais rápido, justamente por ser preparado com um derivado do leite. Isso porque alimentos feitos com essa bebida perdem a validade muito depressa e não podem ser congelados, então o ideal é comer tudo de um dia para outro, no máximo até dois dias depois. O mesmo vale para o purê e outros pratos feitos com leite.

Comida fresca dura poucos dias na geladeira

De uma forma geral as comidas frescas (como marmitas) não duram mais do que cinco dias na geladeira – isso se forem conservadas sem que os ingredientes entrem em contato. Por exemplo, separe um pote para o feijão, outro para arroz, um terceiro para a carne e por aí vai.

Se quiser que a comida dure mais tempo, também pode ser uma boa ideia congelá-la. Só não se esqueça de que, uma vez descongelada, não será possível levá-la ao freezer outra vez – já que nesse período ela pode se contaminar com bactérias.

Alimentos não perecíveis vão para a despensa

Os alimentos não perecíveis não devem ser conservados na geladeira, mas sim na despensa. Isso vale para arroz, feijão e macarrão, por exemplo. Coloque o seu conteúdo em potes de vidro, o que ajuda a evitar traças contaminem a comida.

Fonte: Terra

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*