Segundo Relatório de Sustentabilidade, operação regional bateu meta global para diminuir as emissões 7 anos antes do prazo
São Paulo, novembro de 2024 – A Ingredion, líder global em soluções de ingredientes de origem natural e presente há 95 anos no Brasil, apresentou avanços significativos em áreas como sustentabilidade, diversidade e relacionamento com a comunidade no ano de 2023. É o que indica o Relatório de Sustentabilidade América do Sul 2023, divulgado pela empresa. Dados apontam para uma redução de 29% nas emissões de CO2 entre 2019 e 2023 na América do Sul, graças a iniciativas como a adoção de fontes energéticas renováveis como biomassa e eólica.
A companhia, que registrou em 2023 US$ 1.062 milhões em vendas líquidas na América do Sul, o que representa 13,4% do volume de vendas global da empresa, mostra que desenvolvimento econômico e a sustentabilidade não se opõem.
“A Ingredion opera de acordo com uma estratégia de sustentabilidade que une o potencial das pessoas, da natureza e da tecnologia com o objetivo de tornar a vida melhor. Das mudanças climáticas à agricultura regenerativa, dos direitos humanos às energias renováveis, acreditamos que desafios de sustentabilidade são oportunidades de agir proativamente e com responsabilidade frente às demandas globais. Nossa liderança em sustentabilidade é fruto de uma escolha simples e que reverbera um valor fundamental: fazer a coisa certa todos os dias. É com essa mentalidade que cultivamos o progresso, semeando boas práticas e colhendo resultados”, explica o presidente da Ingredion no Brasil, Luis Miguel Garzon.
Confira os destaques do Relatório de Sustentabilidade América do Sul 2023 da Ingredion:
Energia Renovável e Redução de Emissões
A Ingredion promoveu, em com o apoio de parceiro especializado, a substituição do gás natural por biomassa em suas plantas em Mogi Guaçu (SP) e Balsa Nova (PR). Além disso, a empresa adotou o uso de energia eólica na fábrica de Cabo de Santo Agostinho (PE), o que também contribuiu para que 96% da energia elétrica adquirida pela Ingredion no Brasil fosse proveniente de fontes renováveis em 2023. A empresa tem como meta global reduzir emissões em 28% até 2030, mas ela já foi batida pela companhia regionalmente: na América do Sul, a empresa diminuiu as liberações de CO2 em 29% em comparação com 2019.
Recuperação de resíduos sólidos
A Ingredion tem como meta zerar a destinação de resíduos para aterros, implementando programas de reciclagem e compostagem e revisando seus processos de produção para redução de desperdício. Além disso, a empresa está investindo em tecnologias e processos alternativos de embalagem que minimizam a utilização de plásticos virgens. Como resultado desses esforços, em 2023, 99% dos resíduos sólidos das operações da Ingredion na América do Sul foram recuperados, deixando de ser enviados para aterro.
Apoio à agricultura sustentável
A Ingredion tem como prioridade a adoção de práticas de agricultura regenerativa e sustentável pois elas geram impactos significativos e positivos na economia, no meio ambiente e nas comunidades locais, melhorando a vida dos produtores, mitigando riscos na cadeia de fornecimento e reforçando a segurança alimentar. Para isso, a companhia tem como meta ter 100% de insumos, como milho, provenientes de origem sustentável até 2025. No Brasil, a Ingredion duplicou a quantidade de milho certificado com auditoria por terceira parte, alcançando 1,2 milhões de toneladas em 2023, um aumento de mais de 93% em relação ao ano anterior. Além disso, aumentou a rastreabilidade na cadeia de milho em 92% e ampliou as áreas produtivas monitoradas com recursos tecnológicos de 290 hectares em 2022 para 10.260 hectares em 2023.
Representatividade feminina para uma liderança mais diversa
Com o objetivo de atingir o equilíbrio de gênero em cargos de liderança até 2025, a Ingredion abraça a diversidade e se esforça para criar um ambiente de trabalho inclusivo, em que todos se sintam valorizados. Por isso, de 2021 a 2023, a companhia expandiu de 37% para 41% a participação de mulheres em seu quadro executivo e de 33% para 40% a presença de mulheres em funções gerenciais.
Impacto positivo nas comunidades
Para amplificar o impacto e os investimentos sociais da Ingredion nas comunidades onde atua, a empresa definiu como causas prioritárias na América do Sul o empoderamento socioeconômico das mulheres, o fomento à educação e a segurança alimentar. Em 2023, foram realizadas 46 ações de voluntariado corporativo e 32 ações de engajamento comunitário, beneficiando mais 5 mil pessoas.
Além disso, em todas as fábricas do Brasil, foi estabelecido o Programa de Relacionamento com a Comunidade, identificando por meio de ações de escuta com a comunidade os impactos positivos e negativos atribuídos à Ingredion pelo público consultado. O entendimento da percepção do público dá subsídios para que a empresa trace estratégias de relacionamento com o seu entorno para o futuro.
Sobre a Ingredion
A Ingredion Incorporated (NYSE: INGR), com sede na região de Chicago (EUA), é líder global em soluções de ingredientes, com clientes em quase 120 países. Com vendas líquidas anuais de aproximadamente US$ 8 bilhões em 2023, a empresa transforma grãos, frutas, vegetais e outras matérias-primas provenientes da natureza em soluções de ingredientes de valor agregado para os mercados de alimentos, bebidas, nutrição animal, cervejaria e industrial. Com centros de inovação Ingredion Idea Labs® localizados em todo o mundo e mais de 12.000 funcionários, a empresa co-cria com os clientes e cumpre seu propósito de reunir o potencial das pessoas, da natureza e da tecnologia para tornar a vida melhor. A empresa atua no Brasil há 95 anos com fábricas em Mogi Guaçu (SP), São Gonçalo (RJ), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Balsa Nova (PR). A Ingredion tem mais de 1.600 funcionários no País e registrou mais de US$ 669 milhões em vendas líquidas em 2023 no mercado. Visite ingredion.com para mais informações.