Capa » Logística » Com 1º caminhão elétrico, DHL Supply Chain reduz pegada de carbono e expande serviços logísticos sustentáveis no Brasil

Com 1º caminhão elétrico, DHL Supply Chain reduz pegada de carbono e expande serviços logísticos sustentáveis no Brasil

Companhia já atuava com vans elétricas e bicicletas em sua frota de distribuição, e agora incorpora um caminhão 100% elétrico

  • O veículo, modelo JAC iEV1200T, tem capacidade de 7,5 toneladas e é até 5 vezes mais econômico do que os movidos a combustíveis comuns, e sem emissão de CO²

São Paulo, abril de 2021: A DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e transporte de carga, deu um passo importante em direção a descarbonização de suas operações logísticas no Brasil: agregou mais um veículo elétrico à sua frota própria de distribuição urbana, aprofundando assim a abrangência de seus serviços logísticos sustentáveis. Estima-se que o caminhão elétrico com estas características previna a emissão de até 600 toneladas de CO2 em cerca de 30 anos, na comparação com um modelo movido a um combustível comum.

O modelo escolhido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC, 100% movido a energia elétrica. Além de não emitir quaisquer gases poluentes, o veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 200 km, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e um custo por km rodado cinco vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente. Ele se integra a frota de mais de 25 veículos elétricos da DHL Supply Chain já rodando no Brasil com a vantagem de ter uma capacidade de carga maior, de até 7,5 toneladas. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio e baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga.

“A inclusão do primeiro caminhão elétrico em nossa malha de transportes é mais um passo fundamental para que atinjamos a meta de eliminar a emissão de CO² de nossas operações de TSP até 2050. O caminhão elétrico tem uma capacidade de carga muito maior, expandindo sua aplicação e impacto. Tanto que estamos em negociação para adquirirmos mais veículos elétricos e aguardamos que mais opções cheguem ao mercado brasileiro”, afirma Fábio Miquelin, Head de Transportes da DHL Supply Chain no Brasil.

“O JAC iEV1200T é o primeiro VUC 100% elétrico do Brasil e teve uma grande adesão com mais de 100 unidades vendidas em um curto espaço de tempo. Ele é excepcional para uso urbano com zero emissões, muito silencioso, autonomia de 200 km e um custo operacional cinco vezes menor do que um equivalente a diesel. Com isso, o caminhão pode ser utilizado para entregas noturnas, em bairros nobres e residenciais”, afirma Pedro Mendes, diretor de Operações da Jac Motors.

A DHL Supply Chain irá utilizar o VUC elétrico para coletas e entregas na cidade de São Paulo, principalmente para os mercados de varejo, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados.

“A propulsão elétrica abre espaço para uma logística de menor impacto e pegada de carbono no espaço urbano, tanto em termos ambientais como operacionais. A DHL quer liderar esta transição, expandindo sua frota e soluções sustentáveis – utilizamos também bicicletas para entregas e temos um Centro de Distribuição que produz sua própria energia a partir de fonte solar – trazendo benefícios para nossos clientes e para a sociedade”, conclui Fabio Miquelin.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*