Capa » Notícias » Carrefour promove ação especial para contratação de pessoas trans

Carrefour promove ação especial para contratação de pessoas trans

Realizado anualmente, o Dia D contribui para a inserção profissional de pessoas trans e de outros grupos minorizados

São Paulo, 31 de janeiro de 2021 – O Carrefour Brasil realizará no dia 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, uma ação voltada exclusivamente para a contratação de pessoas trans. Com diversas edições ao longo do ano, o chamado Dia D consiste em uma data especial voltada para a contratação de profissionais de perfis específicos e, com este evento, a empresa vem contribuindo para a inserção profissional de pessoas de grupos minorizados, reforçando o compromisso com a valorização e o aumento da diversidade e inclusão em seu ecossistema.

“Diversidade é um princípio do qual não abrimos mão. Promovemos a inserção profissional para grupos minorizados considerando que o trabalho é um dos principais fatores de inclusão social”, afirma Kaleb Machado, gerente de Diversidade e Inclusão do Grupo Carrefour Brasil.

O Carrefour percebeu que a inserção de pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho apresentou consideráveis avanços. Porém, as pessoas trans ainda enfrentam grande dificuldade para se inserir profissionalmente.

Atualmente, o Carrefour emprega mais de 75 pessoas trans em todo o Brasil, mas a empresa contabiliza que já passaram mais de 200 colaboradores e colaboradoras desse grupo pelas suas unidades nos últimos anos, sendo uma das companhias que prioriza a agenda da inclusão de pessoas trans no País. “Outro ponto é que o setor do varejo é uma porta de entrada importante para o mercado de trabalho. Por isso temos que fazer o que deve ser feito em relação aos públicos minorizados”, reforça Machado.

Além do Dia D, o Carrefour, em parceria com a ONG Rede Cidadã, desenvolve o projeto Conexão Varejo, que capacita jovens e adultos para atuarem no setor de varejo alimentar. De 2015 a 2020, o programa já formou mais de 240 profissionais trans, dos quais vários passaram pelo Carrefour. A companhia apoiou também o projeto “Cozinha e Voz”, coordenado pela chef Paola Carosella e voltado a formação de profissionais trans em assistentes de cozinha, e o “Agora Vai”, projeto social liderado por Maite Schneider da Transempregos que faz a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho.

Para se candidatar, um dos pré-requisitos é que o profissional se identifique com o propósito do Carrefour de contribuir para um mundo melhor, aplicando este comportamento durante todas as suas relações. As vagas são para todo o Brasil e possuem cargas horárias distintas de acordo com a oportunidade. As inscrições para o Dia D acontecem no dia 29 de janeiro, mas os interessados podem se cadastrar na data e em qualquer outro momento pelo hotsite: http://www.99jobs.com/carrefour/jobs/87585-diversidade-carrefour

Diversidade e Inclusão são feitas por pessoas

Caio Souza Joca, de 21 anos, é uma das pessoas que passou pelo projeto Cozinha e Voz e hoje é operador de caixa do Carrefour. Ele conta que quando entrou na empresa ainda não tinha os documentos retificados, mas que já em sua integração foi informado que poderia usar o seu nome normalmente.

“Isso foi um alívio enorme! Poder usar o meu ‘nome social’ pela primeira vez em uma empresa e ser tratado da forma correta é muito bom. A empresa ter essa política faz toda a diferença. Além disso, a política de Diversidade e Inclusão do Carrefour é admirável. São pouquíssimas empresas no Brasil quem têm esse tipo de iniciativa com a população LGBT, que ainda é muito marginalizada e tem pouco acesso ao mercado de trabalho”, conta ele.

Além disso, todos os colaboradores serão treinados em uma trilha de diversidade, inclusão e combate ao racismo e à discriminação, tendo como eixo interseccional a etnia, tratando também de pautas LGBT+, PCD – Pessoas Com Deficiência, entre outras. Até o fim de fevereiro de 2021, serão iniciadas campanhas com o tema do combate ao racismo, como forma de contribuir para a conscientização da população brasileira. E será criado, até o fim de junho de 2021, um Fórum Virtual educativo sobre o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação, aberto a todos os brasileiros.

Outra colaboradora que entrou na empresa como operadora de caixa é Deise de Oliveira Miron, de 35 anos. Ao longo do tempo, ela passou por várias lojas da rede e, há 3 meses, assumiu o cargo de encarregada de operações.

Deise relembra que, em 2018, quando foi chamada para participar do processo seletivo do Carrefour, estava bastante receosa porque não sabia muito bem o que esperar. Chegando lá, porém, ela conta que todas as pessoas foram muito receptivas, inclusive os outros candidatos. “Já nesse momento, eu me senti muito confortável de estar ali”. Assim como o Caio, ela conta que, mesmo não tendo retificado seu nome no documento, já na entrevista, ela foi tratada por Deise. “Eu senti que era um local onde eu seria realmente acolhida. Minha primeira supervisora, inclusive, me ajuda até hoje, como fez desde o começo”.

A colaboradora faz questão de contar ainda dois episódios emblemáticos que passou no Carrefour. “No primeiro, em uma comemoração da regional em que eu trabalhava, eu fui homenageada como umas das colaboradoras que se destacaram. Lembrar disso ainda hoje me dá até vontade de chorar”. Na segunda ocasião, Deise conta que foi em um encontro organizado pelo Carrefour que reuniu apenas colaboradores trans da rede. “Eu fui esperando encontrar poucas pessoas, mas chegando lá a quantidade de pessoas me surpreendeu. Fiquei muito feliz!”.

Tanto o Caio quanto a Deise concordam que iniciativas desse tipo deveriam ser mais divulgadas para que outras empresas adotem políticas semelhantes. “Como pessoa trans, é comum sentir receio antes de ir em uma entrevista ou tentar entrar em qualquer empresa. Por isso, gosto de contar a minha história: para que outras pessoas também tentem oportunidades assim”, finaliza Deise.

Diversidade e Inclusão no Carrefour

Os projetos voltados à população trans são apenas algumas das ações da Plataforma de Diversidade e Inclusão, do Grupo Carrefour Brasil, estrutura criada em 2012 e que abriga os Comitês Estratégico e Gestor de Diversidade, além dos grupos de afinidade.

A Plataforma trabalha para assegurar os melhores padrões de conduta no tratamento com as pessoas, na busca e acolhimento da diversidade nas práticas de gestão dos negócios e na contribuição para um mundo mais sustentável.

Desta forma, a empresa atua no sentido de promover a equidade de oportunidades e de tratamento, além de oferecer um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor em todas as operações, buscando um ambiente de trabalho em que todas as características são valorizadas e onde as pessoas são tratadas com respeito e de maneira inclusiva.

Além disso, o Carrefour é signatário do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e, só em 2020, mais de 1500 líderes estiveram no Fórum de Liderança Inclusiva, dialogando sobre valorização das pessoas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*