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Brasil mostra aos EUA sua força em alimentos especiais

Delegação de 34 empresas brasileiras apresentará na Summer Fancy Food, em Nova York, uma vasta gama de produtos com atributos saudáveis, sustentáveis e naturais, como açaí, tapioca, mel, própolis, castanhas e cafés especiais.

Brasília, 18 de junho de 2019 – Um Brasil com potencial exportador de alimentos que vão muito além dos produtos de origem primária (commodities). Capaz de produzir e entregar uma variedade de iguarias saudáveis, inovadoras, produzidas em consonância com as melhores práticas de sustentabilidade e que podem compor receitas da alta gastronomia mundial. Esse é o cardápio que 34 empresas brasileiras apresentarão a compradores e potenciais parceiros estrangeiros em um pavilhão de 315m² durante a Summer Fancy Food Show, que ocorre em Nova Iorque (Estados Unidos), de 23 a 25 de junho de 2019.

O evento é considerado a maior e mais importante feira comercial de alimentos gourmet e especiarias, produtos regionais, orgânicos e naturais dos EUA e reúne mais de 2,5 mil expositores de 54 países e 47 mil visitantes qualificados (importadores, distribuidores, representantes de restaurantes e serviços de alimentação). Com mais de 200 mil produtos alimentícios especiais em exposição, a Summer Fancy Food é considerada uma grande vitrine de lançamentos para os mercados americano e mundial.

Diversidade brasileira

Dentre os destaques de alimentos tipicamente brasileiros que a delegação apresentará na Fancy Food estão açaí, tapioca e castanhas. O leque de produtos também inclui bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, frutas, vegetais, biscoitos, massas, pães, bolos, cereais, grãos, especiarias, doces, balas, confeitos, produtos congelados, comidas naturais e saudáveis, mel, própolis, chocolates, cafés especiais, polpas de frutas congeladas, panetones, alimentos tradicionais (feijoada, carne seca, mandioca) embalados a vácuo e condimentos orgânicos e sustentáveis.

A Apex-Brasil selecionou, dentre as 34 companhias que irão a Nova York, cinco empresas para a categoria “Vitrine”. Sabor das Índias, Nugali, Vapza, Petruz e Mister Bey foram escolhidas por uma banca curadora nacional e internacional para promover os atributos de sustentabilidade, inovação, criatividade e diversidade brasileiros no universo dos alimentos.

A Apex-Brasil apoia a participação brasileira na feira desde 2017. “O Brasil já está entre os líderes mundiais do agronegócio, com destaque para o café. Na Summer Fancy Food queremos mostrar que podemos ser também grandes provedores de diversos tipos de alimentos saudáveis e versáteis, como a tapioca e o açaí, além de um exportador cada vez mais completo de chocolates e alimentos gourmet”, diz Fernando Spohr, Gerente de Operações da Apex-Brasil na América do Norte.

Números

Dados do relatório “State of the Specialty Food Industry”, produzido pela Mintel e pela Specialty Food Association, organizadora da Summer Fancy Food Show, indicam que as vendas de alimentos especiais (specialty food) nos EUA alcançaram US$ 140,3 bilhões em 2017, o que representa crescimento de 11% em relação a 2015. Apenas no varejo, o crescimento foi de 12,9% (21% no comércio eletrônico). Em comparação, as vendas de alimentos em geral no varejo cresceram 1,4% no mesmo período.

Os fatores que potencializam o aumento da procura por alimentos especiais nos EUA são a introdução de novos produtos e a maior disponibilidade desses alimentos em varejistas maiores.

Alguns dados reforçam o potencial do Brasil como exportador de alimentos especiais. A saber:

  • Em 2018, segundo dados do Comex Stat, o Brasil exportou US$ 3,8 milhões de tapioca hidratada e é o quarto maior exportador mundial do NCM (190300). Para os EUA exportamos US$ 1,34 milhão de tapioca em 2018.
  • As empresas que produzem pão de queijo e são apoiadas pela Apex-Brasil exportaram US$ 5,08 milhões em 2018, sendo US$ 3,2 milhões para os EUA.
  • Segundo o Comex Stat, exportamos aproximadamente US$ 29,3 milhões de açaí em 2018, sendo US$ 20 milhões para os EUA.
  • Em termos de cachaça, segundo o Trade Map, exportamos U$$ 15,6 milhões em 2018, sendo US$ 3,1 milhões para os EUA.
  • O Trade Map também aponta que exportamos U$ 116,1 milhões em castanha de caju em 2018, sendo US$ 54,07 milhões para os EUA. O Brasil é o 13 maior exportador mundial do produto.
  • Ainda segundo o Trade Map, exportamos US$ 42,9 milhões em Castanha do Brasil em 2018, sendo US$ 11,8 milhões para os EUA. Nesse segmento, o Brasil é o 3 maior exportador mundial.

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