Capa » Notícias » Ball Packaging Brasil exporta projeto premiado sobre segurança de trabalhadores

Ball Packaging Brasil exporta projeto premiado sobre segurança de trabalhadores

Treinamentos em parceria com a DuPont solucionaram o uso incorreto de EPIs contra riscos químicos e passaram a ser implantados em unidades de Argentina, Brasil, Chile e Paraguai

São Paulo, SP, 18 de novembro de 2021 – Um projeto premiado de treinamento de colaboradores implementado pela Ball Packaging no Brasil conseguiu zerar ocorrências envolvendo EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) contra riscos químicos. O sucesso do projeto, que tem a parceria da DuPont, líder global em tecnologias de proteção pessoal, levou a multinacional a implementar para a segurança de trabalhadores também da Argentina, do Chile e do Paraguai, além das unidades no Brasil.

Grande fabricante de latas de alumínio para bebidas, a Ball Packaging sempre procurou adotar EPIs de alta eficiência para proteger seus colaboradores de riscos químicos, explica Daniel Ghosn, Supervisor de EHS da Ball Packaging América do Sul. Segundo ele, o uso é obrigatório em todas as fábricas da empresa e não há restrição de quantidade para uso. No entanto, a companhia registrou, em 2020, alguns acidentes devido ao uso inadequado das tecnologias de proteção.

A Ball detectou alguns usos incorretos de EPIs como luvas por cima de vestimentas, calçados inadequados e proteção facial colocada de forma irregular. Esse tipo de desatenção pode até ampliar os riscos para os colaboradores, cujas funções podem incluir o manuseio de substâncias ácidas. É por causa de operações como essa, aliás, que a Ball utiliza o macacão Tychem® 4000, da DuPont. O EPI é termosselado, garantindo alta vedação.

Conscientização e revisão

Para enfatizar a importância do uso correto das vestimentas, a companhia iniciou em suas unidades no Brasil uma série intensiva de treinamentos adicionais, mostrando os riscos aos quais os colaboradores estão sujeitos com o uso incorreto de EPIs. “Reforçamos a ideia de que não basta ter o equipamento de proteção individual adequado. É importante também utilizá-lo corretamente”, afirma Daniel Ghosn.

Após o trabalho de conscientização e revisão de procedimentos, não houveram novas ocorrências nas fábricas. As novas diretrizes de treinamento foram implantadas nas unidades localizadas na Argentina, Brasil, Chile e no Paraguai, e a experiência da companhia na América do Sul foi compartilhada com todas as unidades da Ball Packaging, em escala global.

O projeto da Ball obteve a segunda colocação na Categoria Química do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador 2020, um dos maiores prêmios da América Latina no segmento de boas práticas no ambiente de trabalho.

Sobre DuPont Água & Proteção

DuPont Água & Proteção é líder mundial na criação de soluções em água, abrigo e proteção para um mundo mais sustentável, permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, Corian® Design, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec™.

Sobre a DuPont

A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas aqui. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores do site.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*