Capa » Notícias » Automações reduzem tempo de recrutamento

Automações reduzem tempo de recrutamento

Como o emprego de tecnologia pode ajudar o RH a executar o SLA de forma mais assertiva

Encontrar um bom candidato para uma vaga não é uma tarefa fácil, pois não basta preencher um cargo, é necessário encontrar o perfil ideal. Em média, os processos de seleção podem levar até 20 dias para serem fechados. Por outro lado, a área de RH tem sido cada vez mais cobrada a executar o SLA — Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço, termo muito utilizado na área de TI para execução e entrega de serviços — de forma mais eficiente.

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da ablerstartup criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos de forma fácil e prática, a redução no tempo de recrutamento resulta em impactos positivos para o setor de RH. “Ao reduzir o tempo de realização das tarefas internas, o negócio reduz gastos, possíveis erros manuais e melhora a produtividade das equipes, já que vão ter mais tempo para focar em outras atividades”, pontua.

Segundo Alisson, a adoção de automação pode reduzir pela metade o tempo das tarefas manuais do processo de recrutamento. “Com a abler, por exemplo, o tempo gasto com tarefas manuais como pulverização das vagas, triagem de currículos e testes, é reduzida em até 88%”, detalha.

Algumas automações que podem ser inseridas no recrutamento são:

– avaliação de competências técnicas e comportamentais com uso de inteligência artificial e relatórios automatizados;

– triagem com inteligência artificial e recomendação de candidatos por aderência ao perfil da vaga;

– busca por profissionais em bancos de talentos com o uso da inteligência artificial, convidando-os para seus processos internos;

– uso de painéis automatizados que são atualizados em tempo real sobre os processos, candidaturas e o recrutamento em geral;

– divulgação automática das vagas nos melhores portais, centralizando as candidaturas recebidas em um software.

O CEO da abler ainda ressalta que, dependendo do cargo e posição disponível, o tempo de fechamento de vagas pode variar. Embora seja comum, a demora em um processo pode trazer alguns prejuízos para a empresa, como:

  • Aumento do custo da contratação;
  • Desistências do processo de seleção;
  • Employer branding

Para a equipe de RH, ter um SLA de contratação é uma forma de ter metas mais claras e definidas a respeito dos resultados que a empresa espera obter. “Com isso, fica mais fácil otimizar os processos de seleção e contratação, além de torná-los mais eficazes”, atesta Alisson.

No entanto, para a pessoa candidata esse tipo de estratégia contribui para tornar o processo ainda mais fácil e transparente, promovendo uma boa experiência do candidato. Isso traz um impacto positivo sobre a empresa na visão dos profissionais.

Para o CEO da abler, “reduzir o SLA também pode elevar o nível da empresa, tornando-a mais competitiva e referência em contratações efetivas”.

Sobre Alisson Souza

Apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S, Alisson trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, quando exerceu o cargo de gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. É pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 40 mil vagas na média, em oito dias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*