Capa » Notícias » Anvisa celebra Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Anvisa celebra Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Em Brasília, a data será marcada pela realização de um evento que debaterá as responsabilidades em relação aos alimentos seguros.

A Anvisa participa nesta sexta-feira (7/6), em Brasília, de um evento que marcará as atividades do primeiro ano de comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. A data foi aprovada em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e, nesta primeira edição, traz o tema “Alimentos seguros: responsabilidade de todos”.

A proposta é chamar a atenção para o assunto e alertar para a necessidade de debate. Além disso, a data será sempre uma oportunidade para incentivar a adoção de ações que promovam a prevenção, a detecção e o gerenciamento de riscos relacionados aos alimentos.

A atividade será promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e de Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde (Panaftosa/SPV-Opas/OMS), responsável pelo Programa Regional de Segurança dos Alimentos da Opas.

Para os organizadores do evento, a responsabilidade por garantir a segurança dos alimentos envolve uma série de atores que compõem a cadeia produtiva e de distribuição, passando também pelo processamento e pela comercialização, além da atuação das autoridades sanitárias.

Atividades

O debate ocorrerá no Hotel Brasil 21 Suítes (SHS Quadra 06, Conjunto A, Bloco F, Asa Sul) e terá início às 9h30. Logo após a abertura, haverá um painel com autoridades nacionais de segurança dos alimentos, incluindo a diretora-adjunta da Segunda Diretoria (Dire2) da Anvisa, Daniela Marreco Cerqueira. A atividade será seguida de uma palestra sobre “Segurança dos alimentos, responsabilidade de todos”, com a doutora Mariza Landgraf, da Universidade de São Paulo (USP).

No período da tarde, a programação trará o painel “O futuro da segurança dos alimentos”, com a presença de representantes dos setores regulado, de produção e indústria, além de órgãos de defesa do consumidor. A atividade também contará com a participação da titular da Gerência Geral de Alimentos (GGALI) da Anvisa, Thalita Lima. A moderadora será a doutora Simone Raszl, da Panaftosa-Opas/OMS.

Alerta mundial

Atualmente, estima-se que uma em cada dez pessoas adoece no mundo após consumir alimentos contaminados, e que 420 mil pessoas morrem a cada ano, sendo as crianças menores de cinco anos as mais afetadas (125 mil mortes anuais). Por isso, é importante discutir e disseminar informações sobre o assunto como forma de mobilizar a sociedade.

Fonte: Anvisa

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*