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Alimentação saudável: como explorar esse mercado em expansão?

Alimentação saudável: como explorar esse mercado em expansão?

Fit, gluten free, sem lactose, orgânico, vegan… Esses termos estão cada vez mais comuns nos cardápios dos restaurantes, padarias, lanchonetes e nas prateleiras dos mercados.

O maior acesso à informações sobre saúde, produção industrial de alimentos e seus processos (por vezes prejudiciais), podemos observar uma tendência crescente pela busca de alimentação mais saudável.

Em uma pesquisa inédita realizada em abril de 2018, o Ibope detectou que 14% dos brasileiros entrevistados se declaram vegetarianos. Outro dado que chama atenção é a queda no consumo de refrigerantes: segundo o Euromonitor International, as vendas da bebida caíram 2,6% durante o ano de 2018.

Ainda de acordo com dados do Euromonitor divulgados pelo Sebrae, o mercado da alimentação saudável brasileiro aumentou 98% entre 2009 e 2014. Com uma movimentação de R$ 35 bilhões por ano, a tendência coloca o Brasil como quarto maior mercado do segmento no mundo, com expectativa de crescimento médio de 4,41% ao ano até 2021.

Oportunidade para empreendedores de todos os portes

Outro levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Receita Federal,   aponta que os microempreendedores estão apostando mais no ramo da alimentação.

O fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar aumentou entre os microempreendedores individuais (MEIs): a atividade que ocupava a 9º posição entre a categoria em 2014 chegou à 6º posição em 2017.

Nichos para explorar

Dentro do vasto mercado de alimentação saudável há uma série de modelos de negócio que podem ser explorados, que vão dos cardápios restritivos até refeições para atletas de alta performance. Conheça alguns deles:

Vegetarianos e veganos

Os cardápios com opções não são novidade, mas o público vegano tem uma dieta ainda mais restritiva: nenhum alimento, bebida, produto de limpeza e higiene e até peças de vestuário podem ter qualquer matéria-prima de origem animal.

Além de refeições, lanches e hamburguers, é possível trabalhar com petiscos e doces veganos sob encomenda. Com investimentos em equipamentos para padaria e confeitaria, é possível fornecer doces e salgados para festas, bolos de aniversários e para café, tortas e outras iguarias adaptadas para esse público seletivo. Capriche na apresentação, pois este público é majoritariamente mais jovem.

Gluten free

O glúten é uma grande proteína vegetal presente no amido e em cereais como malte, centeio, cevada e trigo. Crianças e adultos de todas as idades podem desenvolver uma condição genética e não conseguir digerir esta proteína, desenvolvendo a intolerância ao glutén e também de doença celíaca, causando uma série de desconfortos gástricos. De acordo com a Acelbra (Associação de Celíacos do Brasil) estima-se que 1 em cada 600 brasileiros sofre dessa condição.

Orgânicos

O mercado de alimentos orgânicos deu salto considerável no Brasil, faturando R$ 4 bilhões em 2018, montante 20% maior do que o registrado em 2017 pela Ifoam (Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica).

Produzidos sem a intervenção de agrotóxicos sintéticos, fertilizantes químicos e modificação transgênicas, os orgânicos despertam interesse por serem menos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Fit

A onda fitness que invade as redes sociais e o estilo de vida das pessoas traz grande oportunidades de comercialização de alimentos  e refeições voltados a quem leva a rotina de exercícios e a alimentação a sério.

Além das opções hipocalóricas (sem gorduras e açúcares) para quem busca a perder peso, há também cardápios especiais para fornecer energia para os que buscam aumentar a massa muscular, entre outras muitas possibilidades.

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