Capa » Notícias » Alimentação e movimento ajudam evitar a dor de cabeça

Alimentação e movimento ajudam evitar a dor de cabeça

O preparador físico Marcio Atalla e a nutricionista Marcia Daskal indicam que manter hábitos de vida “descomplicados” é o melhor caminho para alcançar saúde e bem-estar.

Diariamente, recebemos um volume enorme de informações que ressaltam a importância de levar uma rotina saudável para manter a saúde em dia. De fato, uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas trazem inúmeros benefícios. Além de promover redução de peso, definição muscular e a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares, a prática de exercícios e uma dieta adequada são capazes até de reduzir a ocorrência de dor de cabeça, de acordo com o preparador físico Marcio Atalla.

“Com uma atividade física regular, dormimos melhor, ficamos menos ansiosos e menos estressados. Exercícios físicos ainda liberam uma série de neurotransmissores que ajudam muito no alívio e prevenção da dor de cabeça”, conta o Marcio Atalla. Quanto à alimentação, respeitar os momentos de fome é item primordial. “Ficar muito tempo sem comer pode provocar dor de cabeça. É preciso ter regularidade nas refeições, se não o corpo reclama”, alerta a nutricionista Marcia Daskal.

O problema é que encaixar uma alimentação balanceada e a prática de atividade física em um cotidiano atribulado é um desafio para a maioria das pessoas. Além do tempo escasso, a busca por se adaptar a padrões estéticos e a cobrança por adotar hábitos saudáveis acaba por gerar ansiedade, esgotamento cerebral e autoexigência. Esses comportamentos podem ser  ‘gatilhos’ de dores de cabeça e se tornarão cada vez mais comuns no futuro, conforme pesquisa feita pela WGSN Mindset¹ e encomendada por Neosaldina®.

Para evitar cair nessas armadilhas, Marcio Atalla e Marcia Daskal defendem a adoção de hábitos saudáveis, mas descomplicados. “As pessoas precisam adotar um estilo de vida que faça sentido para elas. Seguimos muitas regras externas, somos influenciados por personalidades nas redes sociais e comemos o que está na moda, sem saber se aquilo se aplica ao nosso perfil. Existe um mito de que a alimentação saudável é muito mirabolante. Isso não é verdade. O excesso de opções confunde e acabamos paralisando. Colocamos metas impossíveis e depois nos culpamos por falhar”, conta Marcia Daskal.

O mesmo raciocínio equivocado ocorre quanto à prática de exercícios físicos. “As pessoas querem resultado rápido com pouco esforço e acabam optando por atividades pra qual não estão preparadas ou que não se encaixam na sua realidade e acabam desistindo. É preciso simplificar e encontrar o melhor caminho para colocar movimento no seu cotidiano. Qualquer atividade física que você consiga executar com regularidade é válida”, aconselha Marcio Atalla.

Esses e outros temas foram discutidos na quarta edição do NeosaTalks, projeto de Neosaldina® que promove debates sobre possíveis  ‘gatilhos’ das dores de cabeça. A conversa entre os especialistas Marcio Atalla e Marcia Daskal foi transmitida em uma live na página oficial da marca no Facebook, que contou com mais de 38 mil visualizações.

Referências bibliográficas

  1. WGSN Mindset. Pesquisa O futuro da dor cabeça. São Paulo: WGSN Mindset para Takeda mar 2018. Foi utilizada a metodologia de desk research, olhando tanto para a plataforma WGSN, como para outras fontes secundárias.

NEOSALDINA® Drágeas dipirona, mucato de isometepteno, cafeína. NEOSALDINA® Solução oral – Gotas dipirona, cloridrato de isometepteno, cafeína. Indicações: como analgésico e antiespasmódico, indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça ou cólicas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Registro MS 1.0639.0231

Sobre a Takeda

A Takeda no Brasil está entre as 10 principais farmacêuticas do país e possui uma fábrica instalada em território nacional, em Jaguariúna (SP), com mais de 500 colaboradores. A área de MIPs (medicamentos isentos de prescrição) conta no portfólio com produtos consagrados para dor de cabeça, má digestão e antibactericida. Na área de prescrição médica, as principais especialidades atendidas pela Takeda são gastroenterologia, cardiometabólica e oncologia.

Para mais informações sobre a Takeda, consulte o site: http://www.takedabrasil.com.

SAC: +55 11 0800 7710345

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*