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Afrebras busca justiça mercadológica para o setor de bebidas

Foram feitas denúncias junto ao Cade sobre práticas anticoncorrenciais e fusões prejudiciais.

A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), em seus 16 anos de história, teve com um de seus princípios a busca pela justiça mercadológica dentro do setor de bebidas. A motivação inicial da associação foram as distorções causadas pelo fisco em sua forma de tributação e, posteriormente, instigada pela constatação das diferenças agudas de tratamento dado pelos governos federal e estadual, entre as pequenas e médias empresas e as grandes corporações do setor.

Foram diversas as lutas da associação ao longo de 16 anos, como denúncias junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sobre práticas anticoncorrenciais e fusões que distorceram o mercado. Temos como exemplo a apresentação de um contrato de exclusividade entre uma empresa multinacional do ramo de bebidas e um grande varejista do Brasil, e também a demonstração de como a fusão entre empresas do setor prejudica o mercado e seus consumidores.

Outro ponto a ser destacado são as contestações junto aos fiscos estaduais sobre a concessão de benefícios fiscais para CNPJs e não para todo o setor. O exemplo mais gritante ocorreu no Paraná, onde o estado praticamente “doou” uma fábrica para a Ambev, além de conceder incentivos fiscais que praticamente excluem qualquer concorrente do mercado. Em diversas dessas lutas, a “guerra” ainda vem sendo travada, com ganhos e perdas para ambos os lados envolvidos.

Mas podemos citar aqui um grande avanço para os associados da Afrebras, que levou milhões de novos produtos às prateleiras dos brasileiros, através da garrafa de vidro de 200ml retornável, totalmente desenvolvida pela associação. Essa ação atendeu uma demanda por garrafas mais resistentes e, consequentemente, mais sustentáveis que as demais no mercado.

Ao longo dos anos, a busca da Afrebras teve como norte apenas uma palavra: justiça. A luta é árdua e os resultados são lentos, mas ainda assim não menos válida. Aliás, justamente por toda dificuldade existente, a associação tem não só uma necessidade incidente sobre o setor de bebidas, mas para todos aqueles que desejam uma sociedade mais justa, com condições iguais àqueles que querem empreender no Brasil.

Acesse: afrebras.org.br

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