Com mais de 40 mil toneladas de produção anual, a Alibra oferece ingredientes e soluções alimentícias inovadoras para mais de 700 indústrias de alimentos e players do setor de food service.
Uma das principais marcas brasileiras do setor, a Alibra Ingredientes projeta chegar a marca de R$ 600 milhões de faturamento em 2024, mantendo um crescimento significativo nos setores em que atua. A empresa é referência em ingredientes e soluções inovadoras para a indústria alimentícia e de food service.
Com uma equipe formada por mais de 500 colaboradores, a companhia projeta atingir R$1 bilhão de faturamento nos próximos 3 anos. O desempenho se deve à aderência de suas soluções às necessidades do mercado em que atua. Este mercado, segundo estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA) e do Relatório Focus, do Banco Central, deve movimentar R$1,19 trilhão em 2024, um avanço superior ao previsto para o PIB brasileiro.
Com capacidade produtiva instalada superior a 40 mil toneladas anuais, a marca está presente com solução de ingredientes em alimentos refrigerados e congelados como pizzas, empanados e lasanhas; sobremesas, chocolates e sorvetes , picolés e açaí, bebidas quentes em cápsulas e vending machines, além de laticínios, nutrição esportiva, nutrição enteral e alimentos plant based. As soluções em ingredientes lácteos e não lácteos são desenvolvidas para atuarem tanto na textura, nos sabores, no valor nutricional e na padronização dos produtos finais, como na redução de custos, e na simplificação da produção e da logística da operação dos clientes.
Com portfólio diversificado, a empresa aposta em tecnologia e inovação para oferecer ingredientes que se apoiam em quatro pilares estratégicos oferecidos aos parceiros: conveniência, performance, funcionalidade e rentabilidade. “Somos especialistas em transformar componentes do leite e de outras matérias-primas, em ingredientes de alto valor e funcionalidade para a indústria alimentícia. No centro de tudo o que fazemos está o consumidor. Grande parte das nossas soluções são desenvolvidas sob medida para atender necessidades específicas de aplicação”, explica o CEO da Alibra, Luiz Gonzatti.
Trajetória de sabor
Fundada nos anos 2000, a empresa se destaca pelo entendimento das necessidades do mercado e pelo conhecimento técnico que foram adquiridos ao longo de toda sua trajetória, o que possibilitou exclusividade no país, em algumas tecnologias e processos.
No Brasil, a Alibra é pioneira em queijos análogos, única fabricante nacional de caseinato (proteína do leite) e líder na produção de óleos, gorduras vegetais e gorduras lácteas em pó. ‘’Nossa expertise no processo técnico que transforma os componentes do leite e de outras matérias-primas em ingredientes, oferece diversas oportunidades aos nossos clientes. O composto lácteo é um exemplo porque é desenvolvido a partir de uma necessidade específica, para uma determinada aplicação, podendo substituir parcial ou totalmente o leite, ou até ser uma versão com valor nutricional superior para atender a mercados específicos de nutrição infantil, clínica ou esportiva. É desta forma que contribuímos para descomoditizar o setor e agregar valor à cadeia de alimentos do Brasil e em outros países ’’.
Em 2005, a Alibra deu um passo estratégico ao iniciar o processo de internacionalização de marca, exportando produtos para países da América do Sul, África e Oriente Médio. Atualmente, as exportações representam mais de 10% do faturamento, evidenciando a importância dos mercados externos para seu crescimento.
Uma nova receita
Em 2021, o Axxon, gestora de private equity referência no mercado brasileiro, assumiu o controle acionário da Alibra, com a missão de acelerar seu crescimento, marcando o início de um novo ciclo de expansão e inovação para a empresa. A modernização da gestão, com a combinação entre executivos experientes de mercado com talentos existentes na empresa, e os investimentos realizados, consolidaram a Alibra como uma das principais fornecedoras de soluções para a indústria alimentícia do Brasil. Hoje a companhia, com a matriz localizada em Campinas-SP e a planta fabril em Marechal Cândido Rondon-PR, opera com cinco linhas de produção independentes, atende mais de 700 clientes do mercado B2B, e está presente em milhares de produtos das gôndolas dos supermercados, em franquias diversas, em fast food, e em demais estabelecimentos da alimentação fora do lar.
Sob a nova gestão, a Alibra desenvolveu um plano estratégico para acessar novos mercados e clientes, focando em soluções de maior valor agregado. Além disso, a Alibra avançou em sua estratégia de sustentabilidade, denominada Alvorecer, demonstrando seu compromisso com práticas empresariais responsáveis. Um exemplo foi a inauguração no início de 2024 de sua planta de tratamento de efluentes com processo físico e biológico que permite o reaproveitamento de todo o resíduo gerado na unidade. O investimento nesse processo foi de mais de R$15 Milhões.
Para suportar o crescimento acelerado e fazer as adequações fabris necessárias, a Alibra investiu recentemente cerca de R$40 milhões em sua planta fabril no Paraná. Esse investimento ampliou a capacidade produtiva da empresa e possibilitou a implementação de novas tecnologias e produtos. A companhia possui ainda um novo plano de investimento de aproximadamente R$ 100 Mi para aumento de capacidade produtiva, inclusão de novas tecnologias e ampliação de infra estrutura.
‘’Passei a liderar a Alibra motivado por um intenso desejo de inovação. E foi com esse propósito que desenvolvemos um plano estratégico para acessar novos mercados e clientes, com foco em soluções de maior valor agregado. Para suportar o crescimento que foi projetado e garantir a rentabilidade e perpetuidade do negócio, fizemos e faremos importantes investimentos em estrutura física e recursos humanos”, conclui o executivo.
Sobre a Alibra
A Alibra é referência em soluções inovadoras para a indústria alimentícia e o mercado food service. Fornecedora de ingredientes dos principais players nacionais e internacionais do mercado de alimentos, a empresa tem como foco a inovação e o desenvolvimento de soluções customizadas de alto valor agregado. Para isso, utiliza tecnologias e processos exclusivos para proporcionar performance, rentabilidade, conveniência e funcionalidade, aos produtos finais de seus clientes, nas mais variadas aplicações.
Com uma moderna planta fabril, a companhia é pioneira em queijos análogos no Brasil, única fabricante nacional de caseinato e líder na produção de óleos e gorduras em pó no país. Também comprometida com a sustentabilidade, a Alibra adota um modelo de negócio alinhado aos princípios ESG. Para saber mais, visite www.alibra.com.br.