Capa » Indústria 4.0 » A inovação e a produtividade na Indústria 4.0

A inovação e a produtividade na Indústria 4.0

Experiências e formas de melhoria de produtividade com a transformação digital.

Segundo o Banco Mundial, o Brasil terá que acelerar seu crescimento e aumentar sua produtividade para ser competitivo em termos internacionais visto que nossa produtividade total de fatores (PTF) da indústria permanece estagnada desde 1996. A adoção de tal agenda implica obrigatoriamente na transformação digital das organizações e no desenvolvimento de pessoas para as novas tecnologias.

Mas o cenário é promissor face à expectativa de crescimento econômico e retomada dos investimentos externos que parece tomar corpo à medida que a economia dá sinais de recuperação. Nesse sentido, em matéria da Folha de São Paulo, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a digitalização dos processos produtivos deve passar de 1,6% para 21,8% em 2027. Para ilustrar essa tendência com um exemplo que vai além do óbvio, a indústria em geral caminha para reduzir o capital empregado em peças de reposição de seus maquinários por componentes impressos em 3D com mesmo material, geometria e funcionalidade.

Ainda conforme a mesma reportagem citada, alguns setores já saíram na frente liderando a corrida tecnológica, são os de bens de capital (máquinas e equipamentos), agroindústria e automotivo, mas pelo menos 14 dos 24 segmentos da indústria brasileira necessitam iniciar com urgência iniciativas da indústria 4.0 para tornarem-se competitivos no cenário internacional. A indústria de alimentos e bebidas vem sinalizando essa preocupação com a tecnologia, nossa experiência confirma que fábricas que adotam tecnologias de ponta, embora ainda não completamente integrada aos conceitos da digitalização, apresentam custos de transformação cerca de 30% abaixo das empresas consideradas com 3.0 pertencentes ao mesmo grupo empresarial. Essa redução de custos chega a 65% quando comparados com produções mais defasadas.

Clique aqui e leia a matéria completa.

 

Fonte: Redação Fispal Tec Digital 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*