Capa » Notícias » A importância da compensação de resíduos sólidos no impacto ambiental do mercado de alimentação

A importância da compensação de resíduos sólidos no impacto ambiental do mercado de alimentação

A preocupação com as embalagens e o excesso de resíduos sólidos produzidos pelas empresas, em especial de alimentação, tem ganhado espaço no cenário de pandemia, principalmente com o aumento dos pedidos via delivery e incremento destes resíduos no meio ambiente. Além disso, os novos alertas da ONU para a situação climática global também reforçaram a importância de empresas e setores assumirem papéis mais ativos nos impactos ambientais que causam.

No Brasil, dados recentes divulgados pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza), apontam que a média de consumo plástico aumentou mais de 25% durante a pandemia, mas a taxa de reciclagem do país ainda é muito baixa: menos de 2%, segundo dados da ONG WWF e do Banco Mundial. Como forma de minimizar os impactos no meio ambiente, algumas foodtechs como a Liv Up, têm atuado junto a iniciativas como o selo EuReciclo, com o objetivo de compensar toda a geração de embalagens produzidas e ainda dobrar esse volume, reforçando o compromisso com a criação de um sistema de alimentação mais inteligente, eficiente e de impacto positivo em toda a cadeia, desde a produção até o pós-consumo.

Ainda em 2015, empresas privadas voluntárias e o poder público. assinaram o Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens e m Geral , com o compromisso de reciclar pelo menos 22% do volume anual. Ações como a parceria entre Liv Up e EuReciclo apoiam as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a implementação de pontos de entrega voluntária e campanhas de educação ambiental, metas que estão contempladas no Acordo.

“Desde a nossa fundação nos preocupamos muito com o impacto que geramos em toda a cadeia. Criar valor compartilhado é o alicerce da Liv Up, com políticas e práticas operacionais que aumentam sua competitividade, ao mesmo tempo que melhoram as condições socioeconômicas das comunidades. A empresa trabalha os impactos de sua operação em 3 dimensões: possibilitar o desenvolvimento de clusters locais, redefinir a produtividade na cadeia de valor e repensar produtos e mercados. A cadeia de valor começa com produtores primários, agricultores familiares, passa por operadores logísticos, cozinhas e centros de distribuição, chega ao consumidor final e tem seu fim no ciclo de vida das embalagens e na cadeia de reciclagem” afirma Pedro Martins, Gerente Sênior de Inovação e sustentabilidade da Liv Up.

O selo EuReciclo conecta marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social e garantindo a logística reversa do plástico e papel utilizados nas embalagens. Em parceria com a Liv Up desde 2016, é responsável por compensar 100% de todos os resíduos de plástico gerados pelas embalagens dos congelados da empresa. Desde então, já foram 127 toneladas de materiais reciclados desde 2016, apoiando 126 cooperativas apenas no último ano, o que garante que a cooperativa e cooperados estão sendo bem remunerados, com a oportunidade de aumentar sua atuação na cadeia de reciclagem do País, e aumentar cada vez mais a circularidade dos resíduos. Agora, com a ampliação da operação da empresa para o delivery de pizzas, saladas e a mais nova operação de mercado online, a empresa também passou a compensar 100% do papel. Em agosto de 2021, com o aumento da preocupação ambiental alarmada pelo alerta vermelho da ONU e dado o forte crescimento que a empresa imprimiu, em conjunto com o selo, resolveram assumir um volume de 200% das embalagens utilizadas a serem recicladas.

Sobre a Liv Up

A Liv Up é uma foodtech brasileira de alimentação saudável presente em mais de 50 cidades de todo Brasil. Há 5 anos no mercado, a empresa possui atualmente mais de 7600 funcionários e uma área produtiva de 10 mil metros quadrados. A base de sua produção é orgânica e familiar e conta hoje com cerca de 40 produtores parceiros, de quem a empresa compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses. A empresa oferece um mercado online com ingredientes direto do campo para quem quer cozinhar ou incrementar a comida do dia a dia, refeições ultracongeladas para quem quer comida pronta em poucos minutos e delivery de saladas e pizzas para consumo imediato, entregando praticidade, sabor, saudabilidade e sustentabilidade ao mesmo tempo, para os diferentes momentos de consumo.

Os reconhecimentos confirmam o momento da empresa. Em 2021, foi destaque no Guia Melhores do ESG da Exame, na categoria Alimentos e Bebidas. No ano anterior já havia sido mencionada pelo mesmo veículo como uma das 100 marcas mais lembradas pelo brasileiro durante a pandemia. Foi também apontada pelo Google como uma das marcas mais buscadas durante a pandemia e a Época Negócios elegeu a empresa como uma das 100 startups brasileiras mais promissoras. Outros prêmios que representam o espírito da empresa são o de 1o lugar em experiência ao cliente, promovido pela plataforma Zendesk e o selo de uma das empresas mais humanizadas do país, pela empresa que leva o mesmo nome.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*