Capa » Notícias » A importância da análise para a segurança dos alimentos

A importância da análise para a segurança dos alimentos

O Centro de Tecnologia e Qualidade Nestlé atende parceiros no mercado de alimentos e bebidas

São Paulo, setembro de 2021 – A análise de alimentos ajuda a garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor. Durante a pandemia, os cuidados com a segurança dos alimentos aumentaram ainda mais. A Nestlé, por meio do Centro de Tecnologia Analítica de Qualidade – NQAC Brasil (Nestlé Quality Assurance Center), ajuda a garantir essa segurança não apenas para os próprios produtos, mas para outras empresas do setor alimentício.

O NQAC segue todas as recomendações da ISO 17025 – norma específica para a gestão da qualidade em laboratórios, certificação que garante a confiabilidade nos resultados que são emitidos pelo Centro. Por meio dessa avaliação, o Centro da Nestlé garante a rastreabilidade de todos os resultados.

“É importante que tenhamos essa acreditação. Nosso foco é garantir a análise dos produtos para que o consumidor receba alimentos de qualidade em sua casa. No NQAC, realizamos a análise tanto da matéria-prima quanto do produto terminado”, comenta Frede Politi, Gerente Executivo do NQAC no Brasil.

Localizado em Araras (SP), o Centro está presente no país há mais de 60 anos. Em 2018, inaugurou novas instalações, ampliando a oferta de serviços de análise para empresas do setor alimentício, além da Nestlé. O NQAC no Brasil atende ainda o mercado latino-americano. Em todo o mundo, são 21 laboratórios Nestlé responsáveis por análises físico-quimicas e microbiológicas para controle de qualidade de matérias-primas, embalagens e produtos terminados. Além das análises, o NQAC possui uma equipe para realizar consultoria na área de Qualidade Analítica de lab de Alimentos.

“No Scala estamos sempre na busca da excelência, principalmente em relação a qualidade, isso é parte da nossa Visão, Missão e Valores. Dentro dessa busca, tivemos a satisfação de estabelecer uma parceria com o NQAC há mais de 2 anos, que tem sido muito importante e agregadora. Toda a experiência, tecnologia e know-how de muitos anos, tem sido fundamental para apoiar a nossa empresa nessa jornada em busca da excelência em qualidade”, comenta Rodrigo Cesar da Rocha Martins, Gerente da Qualidade e Meio Ambiente do Laticínio Scala.

“Além de verificar a qualidade dos produtos e garantir que os parâmetros analisados estão dentro do requerido pelas legislações específicas, o laboratório dispõe de equipamentos e equipe treinada para realizar análises de substâncias contaminantes de processo, como de metais pesados, pesticidas, antibióticos, e outros”, finaliza Frede.

O menu analítico do Laboratório abrange análises de composição nutricional, incluindo vitaminas e minerais, contaminantes químicos, análises microbiológicas de indicadores de higiene e diversos patógenos importantes para a indústria de alimentos. São mais de 100 métodos de análise, que seguem os requisitos da ISO 17025.

No Brasil, o NQAC realiza cerca de 200 mil análises microbiológicas e físico-químicas por ano, e atua em conjunto com laboratórios de qualidade instalados em todas as fábricas da Nestlé no País, além dos postos de recebimento de leite utilizados pela empresa, fornecedores parceiros (co-fabricantes), o NQCC (Nestlé Quality Control Center, específico para análise de café verde), além de licenciadas e coligadas.

Todos os serviços e detalhes sobre o NQAC podem ser acessados em https://www.nqaclabs.com/araras/pt-br/

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*