Capa » Cervejas » A ascensão do e-commerce de cervejas no Brasil: tendências, consumo e inovação

A ascensão do e-commerce de cervejas no Brasil: tendências, consumo e inovação

Mudanças no comportamento dos consumidores e investimentos em plataformas digitais impulsionam o mercado de cervejas online

O e-commerce brasileiro se consolidou como uma das maiores tendências de consumo da última década, principalmente desde o impacto da pandemia. De acordo com a 46ª edição do relatório Webshoppers da Nielsen IQ Ebit, o comércio eletrônico no Brasil cresceu 6% no número de pedidos durante o primeiro semestre de 2022, e categorias como alimentos e bebidas registraram um aumento ainda maior, de 24%, com um faturamento superior a R$ 3,2 bilhões.

Este cenário reflete uma mudança nos hábitos do consumidor que busca por praticidade, variedade e produtos que, muitas vezes, não estão disponíveis em lojas físicas. A categoria de bebidas alcoólicas, especificamente, está em ascensão no ambiente digital. Segundo uma análise da TrendForce, o mercado online global de bebidas alcoólicas deve crescer a uma taxa composta de 10,3% ao ano até 2027, com a América Latina entre as regiões que mais impulsionam esse crescimento.

“A compra de cervejas no ambiente online transforma o hábito de consumo, pois permite que o consumidor tenha acesso a rótulos diferenciados, incluindo produtos artesanais que muitas vezes não chegam às gôndolas das lojas físicas. Esse alcance é uma das principais tendências no varejo digital, e estamos vendo um público cada vez mais aberto a descobrir novos sabores de cerveja,” comenta Fábio Bacarin, mestre cervejeiro e fundador da Cervejaria Seven Days.

Outro dado relevante vem da pesquisa da Kantar Worldpanel, que mostra que o Brasil já possui mais de 30 milhões de consumidores de alimentos e bebidas online, e este grupo cresce em torno de 5% ao ano. Esse crescimento acompanha uma busca por experiências personalizadas, algo que as plataformas de e-commerce de cervejas têm explorado com sucesso, oferecendo desde rótulos exclusivos até clubes de assinatura com entrega de kits mensais.

“No e-commerce, conseguimos proporcionar ao cliente uma experiência mais rica, que vai além da compra em si. Além de explorar uma gama maior de rótulos, ele pode acessar informações detalhadas sobre os produtos, como notas de sabor e sugestões de harmonização, algo que enriquece a experiência e fideliza o consumidor,” explica Bacarin. Essa busca por novas experiências com um toque pessoal é especialmente atraente para o consumidor brasileiro, que, segundo a consultoria Euromonitor, valoriza cada vez mais conveniência e qualidade nos produtos que consome.

De olho nessa demanda crescente, diversas marcas e plataformas têm investido na criação de eventos e ativações online. “O mercado de cervejas no digital está apenas começando a explorar o potencial. Nos próximos anos, a tendência é que tenhamos mais inovações, como eventos de degustação virtual e experiências personalizadas que irão aproximar ainda mais os consumidores das marcas, independentemente da localização,” prevê o mestre cervejeiro.

Com o cenário digital oferecendo possibilidades de fidelização de clientes e a criação de comunidades, o futuro do e-commerce de cervejas no Brasil promete um alinhamento cada vez maior com as preferências e necessidades dos consumidores, proporcionando experiências imersivas e convenientes para quem busca qualidade e variedade na hora de comprar produtos.

Sobre a Seven Days

A Cervejaria Seven Days é uma empresa brasileira especializada na produção de cervejas artesanais com menor teor alcoólico e menos calorias, sem abrir mão do sabor. Seus produtos são fabricados com ingredientes cuidadosamente selecionados e, além de saborosas, são consideradas cervejas leves e refrescantes. Perfeitas para brindar todos os momentos. Para mais informações, acesse: https://www.cervejasevendays.com.br/.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*