Capa » Bebidas » 3 ingredientes em coquetelaria para ficar de olho em 2020

3 ingredientes em coquetelaria para ficar de olho em 2020

Carolina Oda, embaixadora do BCB São Paulo, destaca itens que trazem brasilidade, versatilidade ou que movimentam cadeias inteiras.

São Paulo, fevereiro de 2020 –  Como o início de ano é sempre um período de reflexão e planejamento, é comum que mixologistas e bartenders do Brasil e de toda a América Latina passem a buscar ideias e inspirações para criar drinks diferentes, com novos níveis de sofisticação e complexidade. Mas no caminho da técnica, da execução e da experiência do consumidor, os ingredientes são pontos cruciais para uma entrega que surpreenda. Por isso o BCB São Paulo convidou a especialista Carolina Oda, embaixadora da próxima edição, para falar de 03 tendências que devem chamar a atenção em 2020.

1 – Mate (brasilidade)

Além de bem brasileiro, este ingrediente deve ganhar ainda mais evidência este ano porque traz muitas possibilidades. “Estamos acostumados com o tradicional do dia a dia, do mate com limão, mas temos produtores encarando o mercado como os chineses pensam o chá verde, por exemplo. Para se ter uma ideia, alguns já têm linhas com diversos tipos”, explica.

2 – Jerez (tendência mundial)

O Brasil é top 5 global no número de eventos com este vinho espanhol que é muito específico – evento que ocorreu em novembro passado, na Semana Internacional do Jerez (Sherry Week). Já é bastante utilizado em coquetelaria justamente por ter vários estilos, do seco ao mais doce. “Por ser um vinho, possibilita um outro jeito de fazer drinks com teor alcoólico mais baixo e trazer notas complexas e diferentes, com uma base que já tem muito sabor”.

3 – Café (cadeia e utensílios)

Outro ingrediente que, assim como o mate, oferece muitas possibilidades. A especialista indica que, no entanto, não é fácil de ser trabalhado. “São muitas variáveis, desde a torra até a temperatura da água e moagem, que podem interferir no sabor”, diz.

Não só isso, na verdade. Trabalhar com café ainda leva a outras escalas. “ Você pode fazer parceria com um produtor e ter um tipo específico para o seu drink. Algumas fazendas, inclusive, abrem áreas experimentais com essa finalidade e outras tratam o café em barris de cachaça ou de whisky para torrar depois”, lembra.

Um outro ponto importante em relação à coquetelaria é que o café precisa vencer a barreira do consumo de ocasião. Ser absorvido como um produto de consumo além do café da manhã ou do bolo da tarde. “Com gás, gelado e até com nitrogênio. Realmente dá para fazer muita coisa. E, caso o bartender domine os métodos de extração do café e entenda o seu funcionamento, é possível usar como utensílio para extração de outros ingredientes”.

Receitas

Carolina Oda explica que, mais importante do que uma receita pronta, é o domínio de cada ingrediente. “O bartender precisa entender a fundo o ingrediente. Com o exemplo do café, se o profissional não estudar o que é, o ponto de torra, de moagem, métodos de extração, entre outras coisas, não poderá criar um drink”, finaliza.

Planeje a sua visita

A programação educacional e o credenciamento on-line devem ser disponibilizados em breve, mas já é possível deixar os dados no site da feira para ser avisado sobre o registro e se organizar para a visita em São Paulo. Quanto antes, melhor, principalmente para quem vem de fora do Brasil. É claro que a organização do BCB pensou em recursos para facilitar este processo, com descontos em passagens aéreas e opções de hospedagem. Confira no site www.barconventsaopaulo.com.br.

SERVIÇO

BCB São Paulo

15 e 16 de junho de 2020

Expo Barra Funda

Rua Tagipuru, 1001

Barra Funda – São Paulo

Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br

Sobre a Reed Exhibitions

Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 eventos em mais de 30 países. Em 2016 a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A Reed Exhibitions atende a 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias. www.reedexpo.com

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*