sexta-feira , 20 setembro 2019
Capa » Mercado » Cargill promove transparência no setor de Cacau

Cargill promove transparência no setor de Cacau

Companhia está focada na rastreabilidade da cadeia de suprimentos, capacitando produtores e lidando com questões urgentes por meio da tecnologia.

Schiphol, Holanda, maio de 2019 – O Relatório de Sustentabilidade 2017/2018 da Cargill Cacau e Chocolate, que acaba de ser lançado globalmente, destaca o trabalho feito pela empresa para melhorar a vida dos produtores e suas comunidades em cinco países onde ela atua – Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Indonésia.

“Este Relatório detalha como estamos colocando o produtor em primeiro lugar para agirmos em uma série de questões em todo setor cacaueiro. É vital que as nossas ações criem benefícios duradouros para os produtores, suas famílias e comunidades, capacitando-os para assumir a responsabilidade pela sustentabilidade do negócio e alcançar o sucesso como pequenos negócios, ao mesmo tempo que ajudam a proteger nosso planeta” disse Harold Poelma, presidente da Cargill Cocoa & Chocolate.

A Companhia está focada em alcançar uma cadeia de suprimentos mais transparente e implementar soluções escaláveis, por meio de abordagens baseadas em tecnologia e evidências. As ações recentes foram realizadas com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva das propriedades, melhorar a rastreabilidade na cadeia de suprimentos, proteger os recursos naturais e aumentar o acesso aos treinamentos e ações educativas às famílias produtoras de cacau, visando sua profissionalização.

  • Treinamento em Boas Práticas Agrícolas (GAPs em inglês): treinamento e coaching para mais de 200 mil produtores de cacau em todo o mundo. Somente na Costa do Marfim, por exemplo, as taxas de adoção das GAPs dobraram, passando de 14% para 28%. Isso permitiu que os produtores aumentassem sua produtividade e passassem a gerenciar suas propriedades de forma mais sustentável.
  • Mapeamento por polígono/GPS de 110 mil produtores: o mapeamento, realizado em parceria com a Global Forest Watch, de 188.065 hectares de floresta, dentro da cadeia de suprimentos de cacau da Cargill estabeleceu uma avaliação basal, identificando a origem do cacau, quais áreas podem estar em risco de desmatamento, e também, como mitigar esse risco por meio de intervenções específicas.
  • Diagnóstico completo das necessidades de 137 novas comunidades na Costa do Marfim e Gana: a Cargill está, atualmente, desenvolvendo um Plano de Ações Comunitárias (CAPs em inglês), que permite aos líderes comunitários avaliar suas necessidades locais, identificar recursos ou áreas para serem desenvolvidas e definir o caminho a ser perseguido.

A tecnologia cumpre uma função essencial para informar e acelerar o impacto da Cargill nas regiões de originação de cacau. Usando pagamentos digitais, os produtores podem receber o valor de forma segura e oportuna pelas amêndoas, enquanto o Sistema de Gerenciamento Cooperativo Digital da Cargill garante que os produtores e as cooperativas tenham autonomia para gerenciar suas operações.

A integração da tecnologia em toda a cadeia de suprimentos também gera maior confiança e transparência – da amêndoa de cacau até a barra de chocolate. Os dados de mapeamento por polígono e as soluções eletrônicas de rastreabilidade das amêndoas, mostram como a Cargill projeta e implementa seus programas de sustentabilidade, ajudando os clientes a atenderem às demandas dos consumidores preocupados com a origem dos produtos que consomem.

O relatório deste ano reflete a abordagem abrangente da Cargill quanto à sustentabilidade, que considera vários problemas distintos, porém interconectados, e incentiva a colaboração entre as partes interessadas para alcançar prosperidade no setor de cacau. Um dos destaques é o progresso alcançado nas cinco Metas de Sustentabilidade, que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e foram adotados pela Cargill Cacau e Chocolate em 2017. Estas metas fazem parte do Cargill Cocoa Promise: o compromisso da Companhia para melhorar a vida dos produtores de cacau e suas comunidades.

“Acreditamos que a jornada rumo às práticas de negócio sustentáveis é muito maior do que as ações ou interesses de qualquer empresa. Formando parcerias com outras organizações e contribuindo com nossas forças individuais, podemos conseguir, juntos, uma transformação fundamental e duradoura,” continua Poelma.

Para saber mais sobre a Cargill Cacau e Chocolate clique aqui.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*