sábado , 30 maio 2020
Capa » Inovações tecnológicas » Schmersal tem portfólio exclusivo para segurança na indústria alimentícia

Schmersal tem portfólio exclusivo para segurança na indústria alimentícia

Itens de segurança têm grau de proteção IP69, ou seja, atendem rigorosos requisitos de design higiênico e suportam as mais severas aplicações.

A fabricação e operação de máquinas de produção para alimentos e medicamentos envolvem não apenas o cumprimento de normas e diretrizes sobre segurança de máquinas, mas também o atendimento de rigorosos requisitos de design higiênico. É por isso que a Schmersal desenvolveu toda uma gama de produtos de segurança higiênicos para o setor alimentício, desde comando e automação até sensores de segurança, cortinas de luz e botões de comando.

“O design compatível com a higiene é aquele projetado para que nenhuma contaminação se mantenha no produto após o processo de higienização. Como não tem cantos vivos e arestas, a limpeza e descontaminação são bem mais fáceis. Assim como o aspecto do design, a coloração preta, branca e azul das vedações e dos foles também é relevante, pois essas cores possibilitam que a contaminação seja percebida”, explica Murilo Moraes, coordenador de produtos.

Sensores de segurança, grades de luz, botões de comando e elementos de controle quando utilizados na indústria alimentícia nas áreas de limpeza frontal devem ter grau de proteção IP69, ou seja, devem suportar um jato d’água de até 100bar a uma temperatura de 80°C.

Uma das linhas do portfólio Schmersal com grau de proteção IP69 é a de botões, sinaleiros e seletores CLEAN, desenvolvidas especialmente para a indústria de alimentos, bebidas e medicamentos entre outras aplicações sensíveis à higiene. Os equipamentos de controle da linha CLEAN também são equipados com um sistema de vedação especial que também são resistentes a certos detergentes particularmente agressivos usados durante a limpeza.

Os dispositivos de comando e sinalização da linha CLEAN são adequados inclusive para uso em salas limpas da classe de pureza do ar 2 de acordo a ISO 14644-1 em áreas higiênicas e atendem os requisitos de contaminação cruzada da norma atualizada em 2019 RDC nº 301/2019, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Moraes acrescenta que a linha higiênica da Schmersal também é certificada pela DGUV Test mark, teste que certifica que os produtos atendem o design técnico de limpeza e que foram projetados para aplicações sensíveis à higiene. Isso significa que eles podem ser aplicados em máquinas de fabricação de medicamentos, processamento de carnes em geral ou laticínios.

A Schmersal preparou outras medidas para os componentes de segurança, incluindo sensores e produtos optoeletrônicos. Dependendo dos requisitos de segurança os sensores também são testados e certificados de acordo com os padrões de tecnologia de alimentos (Ecolab, EHEDG, certificado de teste BG, FDA etc.). “A Schmersal desenvolveu, por exemplo, os sensores de segurança BNS 40S em aço inoxidável e grau com proteção IP69 especialmente para monitorar portas de segurança em máquinas de alimentos ou medicamentos. Estes itens são particularmente adequados para uso em áreas úmidas e de higiene”, explica o coordenador de produtos da Schmersal.

As cortinas de luz de segurança modelos SLC 420/440/445 também são feitas com grau de proteção IP69 e são particularmente adequadas para preservar a integridade do operador em transportadores e sistemas de alimentação em máquinas de embalagem. “Com inúmeras funções adicionais, como interromper o funcionamento da máquina em uma situação de risco além de diferenciar homem de material, essas grades de segurança têm como opção interromper o fluxo de material apenas quando o operador tentar ultrapassar uma zona de risco.”

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*