domingo , 15 setembro 2019
Capa » Feiras » Qualidade do ar será discutida no CONBRAVA 2019

Qualidade do ar será discutida no CONBRAVA 2019

Quando o assunto é qualidade do ar de um ambiente interno surgem muitas dúvidas, e questões técnicas que estão sendo abordadas na revisão da Norma NBR 16401, qual a melhor taxa de renovação de ar para um determinado ambiente, quais os filtros a serem escolhidos, qual a melhor posição de colocação de um filtro? Estes são alguns dos pontos que estarão serão debatidos por renomados especialistas na mesa-redonda de Qualidade do Ar que será realizada no dia 11 de setembro.

Confira a programação completa do congresso, as inscrições estão abertas!

O XVI CONBRAVA – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar acontecerá entre os dias 10 a 13 de setembro de 2019 tratará do tema “Novas Tecnologias e Eficiência Energética em Sistemas AVAC-R”. O congresso tem por objetivo a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais modernos em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados. Na programação, 03 mesas-redondas darão destaques a temas relevantes para o setor AVAC-R, são eles: Qualidade do Ar de Interiores, Fluidos Refrigerantes e Eficiência Energética.  Inscrições abertas no www.conbrava.com.br.

Qualidade do ar em destaque para o setor AVAC-R

Confira o convite do Prof. Mariani acesse

A mesa-redonda que tratará do tema Qualidade do Ar está marcada para o dia 11 de setembro, que estará sob coordenação do Prof Antonio Luís de Campos Mariani, prof. Doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de Sâo Paulo ( Poli – USP) e coordenador do LEQAI – Laboratório de Estudos de Qualidade do Ar Interior da USP. Foram convidados para o debate renomados profissionais dos setores representados e especialistas em áreas distintas de atuação, são eles: Prof Paolo Tronville – Politécnico de Torino/Itália – presidente de várias comissões de normas europeias na área de filtragem; Júlio Vidal Lucena – FEDECAI – Federação de Qualidade do Ar da Espanha; Eng° Celso Simões da Trox ; e; Eng° Wili Hoffmann da Anthares, os dois são membros de várias comissões da ABNT que revisam as normas NBR.

De acordo com o prof. Mariani, “a participação dos dois convidados internacionais trará para o nosso debate a experiência europeia que pode colaborar como contraponto ao momento importante para a revisão da principal norma brasileira de Ar Condicionado, a NBR 16401, onde há pontos que estão sendo discutidos e não totalmente resolvidos, como a definição de um único nível para a taxa de renovação de ar, sobre os tipos de filtros e em que posições devem estar. Acredito teremos uma troca de experiência rica em termos técnicos, que poderá nos ajudar em pontos de grande relevância para a evolução dos padrões técnicos, além da troca de experiências com base na temática da mesa-redonda. Podemos encontrar no congresso alguns caminhos para a nossa evolução”.

A NBR 16401, que está sendo revisada é dividida em 3 partes. A parte 3, que se refere a Qualidade do Ar, é um dos pontos de discussão do projeto atual. De acordo com Mariani, propõe uma simplificação, que pode ser um retrocesso, de forma a apresentar um nível apenas de vazão de renovação de ar, sendo que na versão atual são 3 níveis, e isto vai no sentido oposto às normas europeias que publicou sua nova versão ampliando para 4 estes níveis de valores de renovação.

Entres os mais de 120 trabalhos inscritos para o CONBRAVA, vários trouxeram para evidencia a Qualidade do Ar Interno, o que comprova ser um tema em permanente estudo na busca de melhores resultados para o ar que se respira. A comissão organizadora foi bastante rigorosa na seleção e aprovação dos trabalhos que serão apresentados na grade a ser conferida pelos participantes.

Sobre o CONBRAVA 2019

A realização do CONBRAVA, o maior evento do setor AVAC-R (Ar Condicionado, Ventilação, Climatização e Refrigeração) na América Latina, é uma oportunidade ímpar aos participantes, por terem acesso ao que existe de mais atual nos setores representados em nível nacional e  internacional, além de, encontrar num mesmo evento, renomados profissionais que se destacam por sua atuação e especialidade.

O evento é direcionado à comunidade técnica e acadêmica, dentre eles, profissionais da indústria, comércio, serviços, e, setores clientes dos setores representados como Shopping Centers, Bancos, Hotéis, Hospitais, Laboratórios, Supermercados, entre outros.

Para o presidente da comissão organizadora, o eng. Leonardo Cozac “O CONBRAVA é o maior evento técnico do setor de AVACR da América Latina. Todo profissional do setor que busca aprimorar seu conhecimento técnico deve participar, momento único de conhecer novidades e tendências do setor aliado com networking com a comunidade técnica e acadêmica”.

Cerca de 50 palestras serão ministradas durante os três dias do Congresso. Quando a cada dia, será aberto um novo capítulo para discussão e integração de ideias com foco nos setores representados.  Mais de 120 trabalhos foram inscritos para avaliação, e um dos critérios de escolha foi a relevância do tema, assim como, a sua ligação às novas tecnologias, eficiência energética e suas tendências.

A programação completa do CONBRAVA 2019 e as inscrições podem ser consultadas e realizadas no http://conbrava.comercial.ws/index.php?id=58

O CONBRAVA é um evento bienal que acontece simultaneamente à FEBRAVA – Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar que acontecerá entre os dias 10 e 13 de setembro de 2019, mais uma vez no São Paulo Expo. Para informações sobre a feira acesse www.febrava.com.br.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*